Cineclubes pelo Brasil: Cineclube Consciência

Temos feito neste bloguinho a divulgação e exposição de cineclubes de  todo Brasil. Muitos porém talvez ainda não entendam a razão desta disposição. Pois bem…Sabemos que a grande parte da chamada “industria cultural” no Brasil tem um grande amor não pela composição da arte, mas somente pelo amor do capital: o vil metal. Entretanto independente de capital ou do apoio do Estado, os projetos culturais tem que ser amante da arte… Tem que ser esquizo. E isto nenhum cinema comercial é, pois não cria um espaço de produção… Os cineclubes por sua vez trabalham com a produção desejante, onde está aberto não a um grande rebanho, mas aqueles que querem desconfiar de uma falseação da arte, e educar os olhos. Por isso o desejo de exibir cinemas que quase nunca se veria em “um cinema” do jeito que a massa o concebe. Os filmes exibidos nas salas de projeções nos shoppings da vida e na maioria das outras visam apenas encher a barriga do entretenimento, ou seja é um filme barrigal, gastronomico, só engorda mas não nutre. Já o cinema como devir é desconstrutivo; é um cinema para a razão… Barriga não faz falta se temos um cortex… Um corte…

Hoje trazemos o Cineclube Consciência de Jundiaí/SP que nasceu de uma experiência comunitária de criação dos novos saberes e dizeres através do cursinho pré-vestibular comunitário chamado Cursinho Consciência. A idéia do cursinho ser ampliado a um cineclube veio a partir do esforço de alguns professores como Adriano Santos e estudantes do cursinho. A partir de então o cineclube só cresceu e sempre trabalhava com o vetor cinematográfico, ampliando a projeção com debates. A experiência com o cinema foi fundamental aos estudantes e professores e se expandiu para novas produções inclusive do curta-metragem Sobreviva, resultado da “Oficina Básica de Criação Audiovisual” promovida pelo cineclube e que teve seu lançamento no dia 30 de agosto de 2008.
Este cinema ficou em segundo lugar em dois festivais, ganhando o prêmio de melhor atriz no Festival Cine Favela de Heliópolis-SP.  Em março de 2009 se comemorou o 2º aniversario, e atualmente o cineclube está localizados na sede do Sindicato dos Bancários. Com mais de 150 cinemas já exibidos o cineclube permanece em continua construção.

Abaixo a programação deste fim de semana

29/08- Exibição e discussão do filme escolhido pelos participantes: “O pagador de promessas”

30/08- Circuito Exibidor de Vídeo Popular: Programa IX – Consciência Ambiental e Música.

Exibição de documentários e mostra musical de Marcos Lobão e banda. Documentários: “Saindo da Lixeira ” de Filipe Freitas, “O Canto de Acauã” da Brigada de Audiovisual da Via Campesina, “Mestre da Gaita” de Rodrigo Santos Sousa e “1º Encontro de Djs” do JC Negro JC, Montanha Anderson.

Uma resposta to “Cineclubes pelo Brasil: Cineclube Consciência”

  1. Desidério Passos Says:

    Ouviu-se as vozes da multidão ao longe. Elas eram iluminadas pelos poucos raios solares existentes; traços do dia esvanescente. As vozes se entrecortavam em gritos de alegria. As vozes eram machados potentes cortando o estandarte onde o símbolo da dor jazia. Cortavam-o e ajudavam a descer O Jesus Vivo que se juntava e se confundia com os muitos ali. E, a maneira de fuchicos que efetiva o encontro de cortes de tecidos vários, diziam uns aos outros. “Já não há mais símbolo, mas Um Corpo Vivo entre nós”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: