Receita Caseira: Vatapá da Socorro

Valquiria – Socorro… Socorro… Help… Help…

Socorro – Mas mulher… Tu gritando assim no meio da rua vão pensar que tu tá passando mal.

Valquíria – Mas Socorrinha, é que amanhã vai ter uma festança lá no sítio e eu queria aprender a fazer aquele teu vatapá pro almoço.

Socorro – E tu não vai nem me convidar?

Valquiíria – É que é lá do trabalho, sabe? Não pode levar convidado. Mas se sobrar um pouquinho eu te trago.

Socorro – Eu tava brincando, a gente não precisa destas relações mesquinhas, pois elas não constroem nada. Então tu quer aprender a fazer o meu vatapá? Não é muito difícil não, só tem que ter paciência.

Valquíria – Por que paciência, Socorrinha?

Socorro – Porque você tem que usar o pão adormecido e ainda deixar alguns ingredientes de molho antes do preparo.

Valquíria – Mas isto não tem problema, me explica como é que faz. Mas antes queria saber: dá pra quantas pessoas?

Socorro – Esta minha receita dá pra 6 a 7 pessoas comerem bem com outras misturas, mas tu pode dobrar. Então vai anotando os ingredientes: 150 g de camarão seco pequeno, 4 pães franceses dormidos, 1 maço de cheiro verde, 1 + ½ (um e meio) tomate, 1 pimentão, 1 cebola média, 2 pimentas de cheiro, 1 garrafa de dendê pequeno 100 ml, 1 garrafa de leite de coco, 1 pimenta ardosa a gosto (pode ser murupi, malagueta, etc).

Valquíria – Tudo isso? Deve ser muito difícil, Socorrita.

Socorro – Que nada! É fácil, tu só tem que se organizar. Presta Atenção. Tu tens que deixar o pão de um dia pro outro. Antes de preparar, tu coloca os pães de molho em 2 copos de água (no máximo) 3 ou 4 horas antes de preparar, pro pão ir dissolvendo. Por isso que não dá pra aprontar na mesma hora. O camarão tem que ser descascado e tem que ficar de molho pelo mesmo tempo do pão, pra sair toxinas e a salmoura.

Valquíria – Qualquer camarão?

Socorro – Não vai mudar muito o tamanho ou tipo, e se tu quiser pode por até mais pra dar um gostinho. Só vai mudar o teu bolso. Daí quando o camarão já tiver descansado este tempo todo, tu vai pegar uma panela grande e colocar junto com as verduras bem picadas o camarão e o dendê, levando ao fogo para refogar. Enquanto isso, tu vai amassando o pão com a mão para deixar a massa sem pedaços, mais homogênea. Quando estiver bom, adiciona na vasilha do pão o leite de coco e a pimenta bem macerada, deixando descansar.

Valquíria – O bom é que enquanto eles descansam, eu também tiro um cochilo.

Socorro – Só não vai dormir com ele no fogo. O camarão com o dendê e as verduras vão ficar no fogo por 15 minutos até o camarão dourar, e você só mexe de vez em quando para não secar. Quando você ver que já tá bom, coloca a mistura do pão e mexe lentamente em fogo baixo para engrossar. Quando começar a ressecar, adicione água e vai mexendo entre 10 a 15 minutos, até conseguir a consistência desejada. Aí só é completar com o sal, e, como nós somos do Norte, fazer um arroz pra comer junto, e até uma saladinha vai bem.

Valquíria – Mas não é que não dá trabalho? Agora eu vou preparar sempre teu vatapá e aproveitar pra mostrar a todos nossa culinária amazonense. Eu sei que o vatapá vem das práticas dos povos negros, principalmente na Bahia. Mas o vatapá amazonense da Socorrinho, só daqui mesmo.

4 Respostas to “Receita Caseira: Vatapá da Socorro”

  1. fofa Says:

    ei, maninhos, vou mandar a receita do filhóis pra publicar.

  2. Anónimo Says:

    moro no ceara mais sou amazonense e nunca comi vatapa mas gostoso que da minha terra e tudo de bom

  3. Anónimo Says:

    sou amazonense mas moro em paracuru litoral do ceara cidades de belas praias morro de saudades da minha cidade natal principalmente do nosso maravilhoso vatapa não tem igual

    • esquizofia Says:

      Valeu prezados anonimos do Ceará…
      Comer um vatapá amazonense aí em paracuru regado a boa música cearense de Ednardo, Belchior e o pessoal do Massafeira não é nada mal. E pra temperar uma dose da braba cana cearense.
      Abraços esquizos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: