Caindo em cima de um Picasso

Aconteceu na sexta-feira passada (22) com uma mulher nova-iorquina durante uma aula de artes no Metropolitan Museum of Art, de Nova York. Ela perdeu o desequilíbrio, escorregou e caiu sobre uma tela de Pablo Picasso (1881-1973) denominada O Ator.

Segundo nota do museu, o acidente resultou em um desgaste irregular vertical de cerca de seis centímetros de comprimento na parte inferior do canto direito da obra. “Felizmente, o dano não ocorreu em um ponto focal da composição, e as equipes de curadoria e conservação estão na expectativa de que a reparação, que terá lugar nas próximas semanas, será discreta”, diz a nota.

O Ator é uma pintura a óleo sobre tela medindo 196,2 x 115,3 cm, pintada entre os anos 1904/1905, na chamada Fase Rosa do pintor malaguenho, inspirada em personagens do circo, atores, acrobatas, palhaços, saltimbancos da commedia dell’arte. A tela foi doada ao Metropolitan por Thelma Chrysler Foy em 1952, e foi incluída em várias grandes exposições de trabalhos de Picasso na Europa e América.

A pintura foi levada imediatamente para o estúdio de conservação, avaliação e tratamento de pinturas do museu e, segundo a nota, será exibida, como previsto, na próxima exposição de Picasso, entre as cerca de 250 obras de Picasso da coleção do museu, que estará em exibição de 27 de abril até 1 de Agosto de 2010.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: