Notas kinelmáticas e audiônicas

Carolina Maria de Jesus

  • Um dos cinemas bem cotados a vários festivais do mundo, inclusive ao Oscar, contará a história da brasileira Carolina Maria de Jesus, uma mulher negra que era uma catadora de papel semianalfabeta e que se tornou escritora consagrada no Brasil nos anos 60 e hoje é muito divulgada fora do Brasil.  O filme conta a históra de Carolina através da personagem Preciosa, mostrando a vida e a obra da escritora. Em seu livro Quarto de Despejo, Carolina previu a criação do PT e Lula Presidente:  “O Brasil precisa ser dirigido por uma pessoa que já passou fome. A fome também é professora. Quem passa fome aprende a pensar no proximo, e nas crianças.”
  • Um dos maiores clássico da literatura inglesa, “O Morro dos Ventos Uivantes”, de Emily Brontë, vai ter mais uma adaptação do cinema, com direção de Andrea Arnold (que foi premiada em Cannes por “Marcas da Vida”). Esta versão vai ser rodada a partir de Maio na Inglaterra.  Para os que não conhecem Cathy Earnshaw e Heathcliff esta é mais uma oportunidade. O livro já recebeu mais de 30 adaptações para o cinema. Entre estas já dirigiram a história, William Wyler, Luis Buñuel, Robert Fuest, Jacques Rivette, o japa Yoshishige Yoshida, Peter Kosminsky, o italiano Fabrizio Costa, etc.
  • Depois de 40 e tantos anos de estrada (inclusive depois do sucesso americano já passaram pelas terras brasileiras e manauaras várias vezes) e de uma carreira com uma produção músical bem tristonha, a banda de rock alemão, que canta muito em inglês, Scorpions, vão encerrar a carreira após seus mais de 40 anos. Passa a régua, Werner…
  • O curta-metragem em Super-8 “Avós”, dirigido pelo uruguaio quase brasileiro Michael Wahrmann, foi a única obra nacional selecionada para integrar a seção Generation do Festival de Cinema de Berlim deste ano. O trabalho é um estudo da faculdade de cinema que o diretor faz em São Paulo. O curta já havia ganhoo prêmio de melhor filme pelo júri oficial e pelo público, além de outros quatro prêmios. O vídeo pode ser visto aqui.

Chantal Akerman

  • A próxima Bienal de São Paulo terá uma forte presença de cinema, já com base dos 120 nomes. Terá forte pegada audiovisual a próxima Bienal de São Paulo, que começa em setembro no Galpão da Bienal do Parque do Ibirapuera. Dentre os mais de 120 nomes confirmados, já marcarão presença grandes diretores como o inglês Steve McQueen, a belga Chantal Akerman (que fará um curta para o evento), o videoartista e diretor de documentários alemão Harum Farocki,  o do libanês Anri Sala. Dentre os artistas, destaques para Cildo Meireles, Francis Alys e Isa Genzken.
  • O cineasta italiano Giuseppe Tornatore presidirá o júri internacional do próximo Festival de Cinema de Roma. Enquanto isto, o cineasta e animador será o presidente do júri do próximo Festival de Cannes, no lugar de Isabelle Huppert. Esquizamos que Zé do Caixão seja o proximo presidente em Cannes.

Bob Dylan e sua violarmonica

  • Assoviando e chupando cana. E o sempre jovem  Bob “Zimmerman” Dylan continua soltando as palavras pelos mares. Desta vez ele irá fazer um show na Casa Branca, para debater e defender os direitos civis. O concerto só é dia 10 de fevereiro.
  • Ainda na França, a 22ª edição do Festival de Cinema Latino-Americano de Toulouse, no sul da França, e que fará homenagem ao diretor de brasileiro de curtas Kleber Mendonça Filho, que dirigiu entre outros “A Menina do Algodão” , em 2002, e “Eletrodoméstica”, em 2005. A Mostra ocorrerá em março e terá uma mostra com o cinema LGBT. Com quatro curtas infantis, o curta infantil também representam o Brasil no Festival. Destaque ainda para a apresentação de episódios de Mafalda do Argentino.

  • O escritor português Jose Saramago vai relançar seu livro mundialmente conhecido “A Jangada de Pedra” em uma nova reedição, que terá todo o dinheiro arrecadado para os haitianos. Porém, o livro organizado pela Fundação Saramago somente terá lançamento no fim de fevereiro. Se todos tivessem esta disposição…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: