Cinédia: uma vida em cinema no Brasil

O cinema brasileiro ainda hoje depois de muitos rolos é pouco estudado e valorizado em relação as produções do começo do nosso cinema. Está certo que há algumas coisas que não possuem valor estético nenhum. Mas são poucos que ainda comentam sobre cinemas como Limite (1931), o Aitaré da Praia (1926), Ganga Bruta (1933), O Ébrio (1946) e outros cinemas brasileiros.

Um dos passos para a estabilização de um mercado de cinema brasileiro foi a criação da empresa cinematográfica Cinédia pelo jornalista Adhemar Gonzaga há exatamente 80 anos (em março de 1930).


O primeiro trabalho da companhia foi “Lábios sem Beijos”, produzido e dirigido por Adhemar Gonzaga em 1929, quando a Cinédia ainda era um projeto, e que foi interrompido quando a atriz principal, Carmem Santos, grávida, sofreu uma queda. As filmagens só retornaram em 1930. Deste embrião, surgiram vários longas e apareceram novas estrelas.

Atores como Oscarito, Grande Otelo, Dercy Gonçalves, Procópio Ferreira e diretores inclui Humberto Mauro, Oduvaldo Vianna e até Orson Welles, (que filmou “It’s All True” nos estudios Cinédia).

Atualmente  a Cinédia contirnua existindo, sendo construida por Alice Gonzaga, filha de Adhemar  em Santa Teresa, Rio de Janeiro. A empresa sobrevive com venda de suas imagens e dos filmes reconstruidos.

E como celebração das 80 primaveras do Cinédia, haverá  um ciclo de cursos pagos sobre cinema a partir de junho, além  da digitalização de grande parte do acervo. Foram feitos mais de 700 filmes pela companhia como Alô, Alô Carnaval, O Ébrio (com Vicente Celestino), Ganga Bruta de Humberto Mauro e Limite de Mário Peixoto.

Imagem do cinema Limite

Algumas produções já se encontram em DVD como o Ébrio e várias comedias de Dercy e Oscarito, além de uma versão de Limite lançado na França.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: