Notas de cravo e rosa

  • No recente Leilão de arte contemporânea dos emergentes BRICS teve a obra “Bicho”, da brasileira Lygia Clark vendida por mais de US$ 564 mil (cerca de R$ 1 milhão) no leilão de arte organizado pela galeria londrina Saatchi. A obra que se molda conforme o contato é uma escultura metálica geométrica  de 1960 .

 

  • Durante esta semana de 26 a 29 de abril, de 19 às 22 h, o Centro de Teatro do Oprimido do Rio de Janeiro, está oferecendo um curso de estética da arte, incluindo do teatro. “A Estética do Oprimido é uma forma de combater a invasão do cérebro, que nos faz acreditar que nem todo mundo é artista porque coloca o oprimido como protagonista do processo estético, não simples fruidor de Arte, mero consumidor de produtos Artísticos.” diz o teatro criado por Augusto Boal e que conta com outros coringas. Para se inscrever mande um e-mail, ou ligue (21) 2232-5826, 2215-0503 e 9856-5604.

 

  • Um importante projeto sobre a história do nosso cinema está sendo desenvolvido e já vem ajudando a manter viva um pouco de cinema por aqui. Trata-se da digitalização de mais de 100.000 páginas das duas primeiras publicações brasileiras sobre cinema (Cinearte de 1926 e A Scena Muda de 1921) para a internet . Esta restauração ocorreu graças ao Museu Lasar Segall, com patrocínio da Petrobrás e a colaboradores. A iniciativa disponibilizou cerca de 110 mil páginas das duas publicações, que já podem ser lidas e baixadas diretamente e gratuitamente do site da Biblioteca Jenny Kablin Segall.

  • Uma das principais obras das áreas humanas, sociais, econômicas e politicas, O Capital de Karl Marx vai se tornar um cinema. A obra que explicou muito bem a exploração e funcionamento do sistema capitalista, será levado ao cinema pela mãos do realizador alemão Alexander Kluge (diretor de Despedidas de Ontem, Artistas na Cúpula do Circo, A indomável Leni Peickert, etc). Embora o projeto fora idealizado no passado pelo cineasta russo Sergei Eisenstein, nunca fora realizado antes. O filme de Alexander Kluge, com uma duração de 9 horas e gravado em 3 DVD’s, chama-se Nachrichten aus der ideologischen Antike: Marx – Eisenstein – Das Kapital (Notícias da Antiguidade Ideológica: Marx – Eisenstein – O Capital) e tem a chancela da prestigiada editora alemã Suhrkamp. No primeiro DVD, a ideia aborda a idéia geral de O Capital , o segundo mostra a relação dos homens com as coisas e o terceiro tem como ponto fulcral a sociedade de troca.O lançamento dos DVD’s no mercado está previsto para o dia 19 deste mês. Kluge é também um jurista, trabalhou com Adorno, e colaborou no manifesto do Grupo 47.
  •  

  • Começou nesta semana e vai até dia 16 de maio, a Cinemateca Brasileira e no Centro Cultural Banco do Brasil SP, a segunda edição da mostra CLÁSSICOS & RAROS DO NOSSO CINEMA. Esta mostra tráz raridades como A filha do advogado (1926), de Jota Soares,  do Ciclo do Recife, A grande feira (1961), do bahiano Roberto Pires, diretor pioneiro do cinema baiano, e A mulher de todos (1969),   Damas do prazer (1979), de Antonio Meliande do cinema da Boca do Lixo, Preço de um desejo (1952) de Aloisio T. de Carvalho, E a paz volta a reinar (1955) de Yoshisuke Sato. A mostra ainda conta com um espaço criança com cinemas como o curta Macaco feio… macaco bonito… (1929), de Luiz Seel, uma das primeiras animações feitas no Brasil, em programa duplo com O Saci (1953), de Rodolfo Nanni, adaptação da obra de Monteiro Lobato para as telas. Depois de São Paulo, a mostra segue para o CCBB do Rio, de 11 a 30 de maio, e para o CCBB de Brasília, de 11 de maio a 6 de junho.
  •  

  • Aos amigos pernambucanos lembramos a 14º Edição Cine Pe – Festival Do Audiovisual que ocorre no Centro de Convênções do Recife e conta com a participação de diversos cineclubes. Com diversas produções de todo o Brasil e uma homenagem que não vale e pena mencionar, o festival trás uma extensa programação que foge um pouco dos filmes esvaziados do cinema nacional (embora haja filmes monstruosos). Haverá ainda oficinas e outros eventos.

  • A arte surrealista de Max Ernst (1891-1976)  está em exibição no MASP, até o dia 18/7. Trata-se de colagens, principalmente da série completa “Uma Semana de Bondade”,  que ao contrário do nome mostra a violência, a tortura e a perversidade. Nesta série Ernst expõe a tortura dos tiranos e regimes totalitaristas, o horror burguês da tragédia psicologica, a família edipiana.  As gravuras que se parecem reais, pulam da realidade perversa criada pelas formas de produção do homem e suas implicações.
  •  

  • A Rede Globo agora criou uma parceria com o cartunista Mauricio de Sousa, pai da “Turma da Mônica”. Embora não tenha dado detalhes da empreitada,  fica claro o interesse dos dois lados em negociar esta produção. Se formos pensar o trabalho de decadas de Maurício em produzir uma forma de entretenimento dos quadrinhos para a criança, seria um desperdício se ligar a uma rede que produz uma programação perigosa tanto para adultos quanto para crianças. Esperamos que o Maurício de uma coelhada afastando o risco que a globo representa as crianças.
  •  

  • Dentre os filmes escolhidos para concorrer há Palma de Ouro para curtas o brasileiro “Estação”, de Márcia Faria está na disputa. O vencedor será anunciado no encerramento do festival, no dia 23 de maio. Outros diretores brasileiro na Quinzena dos Realizadores são de Marina Meliande e Felipe Bragança com “Alegria”.

 

  

 

  • A atriz Penélope Cruz deixou a vida de atriz por umas semanas para se tornar a redatora-chefe da edição francesa da revista “Vogue”, na qual apresenta amigos como Pedro Almodóvar e Bono. Este trabalho está direcionado para o próximo número da publicação. A revista terá 3 capas diferentes e os lucros serão revertidos para a luta contra a Aids, projeto que já vem sendo realizado por Penélope Cruz. Na revista haverá um dossiê com Penélope, uma reportagem de Vanessa Paradis, e um encontro com Almodóvar e Jeanne Moreau.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: