UM CURSO DESEJANTE PARA VAN GOGH

Haia, 07 de janeiro de 1882

Cabeças de Pessoas (série) , HERKOMER


Cabeças de Pessoas (série) – Amsterdam, Vicent Van Gogh Museum

Em mais uma longa carta, Van Gogh faz uma reflexão quando os seus desafetos com um grande amor, Mauve, e dos julgamentos que fazem sobre ele. Ainda faz uma análise sobre o uso dos bens de produção usados pelo pintor e da transformação da natureza em objetos de arte. Nesta carta descreve a Theo as gravuras em madeira que Vincent possui:

“GRAVURAS DE MADEIRA QUE VINCENT POSSUI

1 Pasta Tipos populares irlandeses, mineiros, fábricas, pescadores, etc., na maioria pequenos esboços a pena.

1 pasta Trabalhos do Campo de Millet, a seguir Breton, Feyen Perrin e lâminas inglesas de Herkomer, Boughton, Clausen, etc.

1 pasta Lançon

1 pasta Gavarni, completada por litografias, nenhuma rara.

1 pasta Ed. Morin

1 pasata G. Doré

1 pasta Du Maurier, munto chia

1 pasta Ch. Keene e Sambourne

1 pasta J. Tenniel completada pelos cartoons de Beaconsfield

Falta John Leech, mas esta lacuna pode ser facilmente preenchida pois pode-se obter uma reimpressão destas gravuras em madeira, o que não é muito caro.

1 pasta Barnard

1 pasta Fildes e Charles Green, etc.

1 pasta Pequenas gravuras em madeira francesas, álbum Boetzel, etc.

1 pasta Cenas a bordo de navios ingleses e croquis militares

1 pasta Heads of the Peole por Herkomer, completada por desenhos de outros artistas e retratos .(…)”

Hubert von Herkomer foi um pintor alemão que morou a maior parte de sua vida na Inglaterra. Além de pintor ele teve uma carreira como cineasta pioneiro e ainda de compositor.

Nascido em Waal, na região alemã da Bavária em 26 de Maio de 1849. Seu pai, Lorenz Herkomer, era um xilógrafo de grande habilidade que pensando em um futuro melhor para sua família partiu para os Estados Unidos, se fixando em algum tempo em Cleveland e retornando a Europa em 1857, quando foram morar em Southampton, Inglaterra, onde sua família viveu durante algum tempo.  Estudando em uma escola de arte local Hubert começou seu treinamento artístico e engressando durante pouco tempo a Academia de Munique. Em 1866 o pintor ingressou em um curso mais exigente nas Escolas de South Kensington, exibindo seus trabalhos pela primeira vez na Royal Academy em 1869. Nesta experiência estudou com Luke Fildes e foi influênciado pelo trabalho de Frederick Walker. Após deixar Kensigton começou uma carreira como ilustrador de livros e revistas. Neste mesmo ano, ele começou a trabalhar no recem-fundado jornal The Graphic.

Em 1880 Hubert se concentrou no campo lucrativo dos retratos. Neste período visitou os Estados Unidos e durante o period de dez semanas recebeu 6.600 libras por 13 retratos, virando mais rico do que muitos dos retratados.

Seus trabalhos artísticos desta época lhe deram bastante prestígio na Academia, e que lhe deu cursos de arte nos projetos Slade em Oxford, onde se manteve até 1894.

Seus trabalhos inclue retratos, pinturas subjetivas e paisagem, utilizando várias técnicas como óleo, aquarela, água-forte, entre outros. Em 1883 ele criou a Herkomer School em Bushey, na qual ensinou, dirigiu, e administrou até 1904, treinando mais de 500 estudantes.

Horkomer morreu em Budleigh Salterton em 31 Março de 1914.


Nas cartas anteriores a esta Vincent Van Gogh conta a seu irmão todas as experimentações que tem feito tanto no amor quanto na pintura. Inicialmente seus treinos ocorrem através de cópias de obras já conhecidas como podem ser visto abaixo… A última é produção do próprio Van Gogh, não sendo assim uma cópia.

_________________________________________________________________________________

Às sextas e terças, esta coluna traz obras digitalizadas de outros pintores que influenciaram o pintor monoauricular Van Gogh e obras suas, mas tão somente as que forem citadas nas Cartas a Théo, acompanhadas da data da carta que cita a obra, bem como as citações sobre ela e uma pequena biografia de seu autor. Para outros olhares neste curso, clique aqui.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: