Notas Raosticas

  • A favela de Vigário Geral, no Rio de Janeiro  inaugurou esta semana um enorme centro cultural, o Centro Cultural Waly Salomão. Na inauguração além de milhares de moradores e de Omar Salomão, parente de Waly, a festa contou com Gilberto Gil, Adriana Calcanhotto, Jards Macalé, e os anfitriões do AfroReggae que tem suas raizes na favela e são os organizadores deste centro. Para que os que pensam que a favela só deve abrigar tiros e encrencas segura a pisada…

  • Um projeto de lei de autoria do senador Cristovão Buarque foi aprovado pela Comissão de Educação do Senado esta semana e fica decretado: todos os estudantes brasileiros de escolas públicas e privadas serão obrigados a assistirem, no período de um mês, a pelos menos duas horas de filmes nacionais. Se considerarmos a qualidade de pelo menos 80% do cinema brasileiro esta lei será uma tortura ou anulação da percepção. Se pensarmos ainda que a minoria do cinema brasileiro tem qualidade fica dificil obrigar estes estudantes, pois nem um pilhonésimo dos professores  tem a inteligência de assistir este 20% de produção criativa e realmente educativa. O cinema tem que entrar na escola, mas o cinema como criação de novas imagens e percepções, não interessa de onde vem estas imagens. Dá o play…

  • Falando em cinema brasileiro o diretor brasileiro Walter Salles (de Diarios de uma motocicleta e Central do Brasil) pretende finalmente, se tudo der certo e quiça, filmar uma adaptação do livro-marco da geração beat “‘On the Road’, que segundo Salles é um projeto de 40 anos. O livro conta a história de um escritor que viaja de carona pelos EUA embarcando em uma longa aventura de jazz, drogas e vagabundeação. O livro que inspirou gerações talvez não vire filme. Mas o sertão vai virar mar. Pé na tábua Sal…

  • Esta semana que está chegando traz consigo o Festival Varilux de Cinema que ocorre simultaneamente em 9 capitais (Belo Horizonte . Brasília . Curitiba . Fortaleza . Porto Alegre . Recife . Rio de Janeiro . Salvador . São Paulo) e traz entre os cinemas franceses 8 vezes de pé, Coco Chanel e Igor Stravinski, Hadewijch de Dumont, O refugio de Ozon,  entre outros. Então tire suas lentes pecadoras e enkineme-se.

  • Ouviram do Ipiranga? Já reboou  para todo mundo. Quem ainda não ouviu a nova versão do Hino Nacional interpretada pelo cantor Martinho da Vila com regência do maestro Leonardo Bruno e qu faz parte do Programa “Cedae nas Escolas” , baixe por aqui e sambe fundo… Só não se iluda que o Brasil vai ser campeão , com Maradona e Messi tango e samba são irmãos.

  • O cantor, compositor, amigo de Lula, Bono Vox da banda irlandesa U2 se submeteu a uma cirugia de emergência na coluna na semana passada e a banda anunciou que terá que adiar 16 shows de sua turnê “360º”, além de cancelar sua participação no festival Glastonbury, que aconteceria no dia 25 de junho na Inglaterra.

  • O estilista francês Jean Paul Gaultier é famoso por seu estilo vestual-artístico e pelos seus figurinos do cinema de Almodovar Kika e de trabalhos com Catherine Deneuve. Porém seu trabalho mesmo é na Hermes onde exercia a direção artística da maison francesa Hermès. Exercia pois ele anunciou seu desligamento da casa e seus ultimos trabalhos com a maison saem em agosto. Ele vai se dedicar a projetos pessoais de criação de moda, artes visuais e outros babados… Tápratí Cara Cortada!!

  • A Itália além de ter uma crise religiosa devido ao Vaticano, possui um primeiro ministro Berlusconesco bastante caponesco… Há um tempo atrás ele mandou tapar o seio de uma mulher em uma imagem centenária que tinha em seu gabinete, pois um seio que lhe peitava era algo imoral. Meses após esta destruição de um patrimônio foi descoberto seu caso com prostitutas. Pobres mulheres que tiveram este desprazer. Agora também nem adianta querer se refazer; não há voltas. Mas tentando mostrar-se uma amante das artes, a cidade de Roma inaugurou dois portentosos museus dedicados à arte contemporânea, projetados pela iraquiana Zaha Hadid e a francesa Odile Decq. O  MAXXI (Museu Nacional das Artes do Século XXI) de Hadid, sérá um dos mais conhecidos da Europa. O Museu de Arte Contemporânea de Roma, o Macro, já existia e foi reprojetado. Favor colocar na placa: Proibido entrar animais, pessoas de bermudas e regatas, bebados, e primeiros-ministros.

  • O Irã depois de libertar o cineasta Jafar Panahi deu mais uma amostra de sua incompreensão da importância e beleza de seu cinema, um dos mais inovadores do mundo. Desta vez o cinema mais novo de Abbas Kiarostami, “Copie conforme”, foi vetado de exibição pública devido principalmente ao vestido que a atriz Juliette Binoche usa. Porém o filme poderá ser exibido na universidade. Pior ainda, pois a verdadeira alegria do cinema do Irã é o povo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: