UM CURSO DESEJANTE PARA VAN GOGH

Nuenen, 28 de outubro de 1885

Bodas de Canãa (1562) , VERONESE


Bodas de Canãa , Musée du Louvre

CLIQUE PARA AMPLIAR

” A cor por si só exprime alguma coisa, não se pode prescindir disto, é préciso tirar partido; o que produz beleza, beleza verdadeira, também é verdadeiro. Quando Véronèse pintou os retratos de suas elegantes pessoas na Bodas de Canãa, ele aplicou toda a riqueza de sua palheta em violetas-escuros, em maravilhosos tons dourados. Então sobraram-lhe ainda um anil delicado e um branco nacarado nos quais ele tinha pensado – e que não figuram noprimeiro plano. Ele os meteu atrás – e foi notável, por si mesma, esta cor transformou-se num ambiente de palácio de mármore e num céu, o que completa de forma característica o grupo de figuras. Este fundo é tão soberbo porque nasceu espontaneamente de um cálculo de cores.

Estou errado ao dizer isto? Não foi pintado como um todo, de forma diferente da que seria se ele tivesse pensado ao mesmo tempo no plaácio de nas figuras?

Toda esta arquitetura e este céu são convencionais e subordinado às figuras, foram calculados para torná-las belas. Isto realmente é pintura, e é mais belo que a imitação exata das próprias coisas.”


Paolo Caliari (ou Cagliari) Veronese foi um pintor veronês que se tornou um dos pintores mais conhecidos do século XVI e da Renascença italiana. Participante da escola de Veneza (que tinha entre outros pintores Ticiano e Tintoretto)  Paolo foi um exímio pintor e colorista elaborando ciclos no estilo Maneirista.
Nascido em uma data incerta no ano de 1528 na cidade de Verona, Paolo ficou conhecido como Paolo Veronese devido ter nascido na cidade de Verona. Porém grande parte dos seus trabalhos ocorrem quando ele se muda para Veneza, onde se torna influente. Nesta cidade ele foi treinado pelos pintores Giovanni Francesco Caroto e Antonio Badile, cujo a filha se apaixonou e casou em 1566. Esta mudança de cidade influênciou bastante Paolo, principalmente pelas cores de Ticiano e os trabalhos maneiristas de Tintoretto como’ A Consagração de Saint Nicholas’. Mas de qualquer forma Veronese desenvolveu seu próprio estilo decorativo.
Veronese aprofundou seus estudos maneiristas em Padua e Mantua, onde pintou afrescos que lhe auxiliaram a aprimor esta técnica que seria usada posteriormente em Veneza nos seus trabalhos em Igrejas. Com isso ele não parou de exercer seu talento de decorador trazendo elementos como a luminosidade, a suntuosidade dos costumes, a autoridade cênica.

Em 1562 iniciou sua obra prima As bodas de Canãa que ornamentava um refeitório construido por Palladio para os Beneditinos da Ilha de San Giorgio Maggiore.  A obra retrata uma cena bíblica quando na Galiléia, Cristo é convidado para um banquete de casamento no qual ele realizou seu primeiro milagre quando faltou o vinho e Jesus mandou os servos encher as garrafas com água e servir o chefe da casa que logo constatou que a água virou vinho. Este episódio prefigura a instituição da eucaristia. Os noivos estão de pé a beira da mesa deixando o lugar do centro para Cristo, próximo dos apóstolos, clérigos, aristocratas, principes, etc. Veronese misturou neste quadro personagens da bíblica com figuras contemporâneas que não são identificaveis apesar de especulações de que ele mesmo estaria de branco com uma viola de gambe ao lado de Ticiano e Bassano, tendo como o mestre de cerimônia o admirado Arétin.
Há nesta obra uma mistura de sagrado e profano. O pintor selecionou pigmentos preciosos importados do Oriente pelos mercadores venesienses, os tons amarelo-alaranjados, os vermelhos vivos e o lapis-lazuli utilisado em grande quantidade para os céus e  curtinas. Estas cores dão um papel maior na leitura do quadro, contribuindo para seu constraste e a individualizar cada personagem. Graças a uma restauração de três anos, as cores retomaram suas força e pompas para as vezes se modificar, como para o manto do mestre de cerimônia que de vermelho se tornou verde, sua cor original.

O contrato que  Veronese firmou com os monges foi bem delimitado a pintura do refeitório. Fixado a 2,50 metros abaixo do sol, ele dava a ilusão de prolongar o espaço. O pintor realizou uma obra de 70 m²  em quinze meses, provavelmente ajudado pelo irmão Benedetto Caliari. Após o sucesso com o quadro, outras comunidades religiosas encomentadram uma tela para seus monstérios . Apesar de suas dimensões excepcionais, o quadro foi roubado, embalado e transportado de barco até Paris pelas tropas napoleônicas em 1797, e atualmente se encontra na mesma cidade.

Em 1573 a Inquisição abriu uma exceção a alguns detalhes irreverentes no quadro “A ultima Ceia” do pintor. Em uma troca fascinante com os inquisitores, ele defendeu o direito do pintor de ter uma licença poetica. Ele eventualmente mudou o título para” A ceia na casa de Levi’.

Entre 1560 e 70 Veronese produziu imagens mitológicas para uma clientela internacional, inclusive duas foram compradas por Velázquez em uma visita a Itália para ser dada a Felipe VI. Veronese teve um grande atelier, auxiliado pelo seu irmão Benedetto e pelos filhos Carlo e Gabriel que cuidaram do estudio após a morte do pintor que ocorreu em 19 de abril de 1588.

_______________________________________________________________________

Às sextas e terças, esta coluna traz obras digitalizadas de outros pintores que influenciaram o pintor monoauricular Van Gogh e obras suas, mas tão somente as que forem citadas nas Cartas a Théo, acompanhadas da data da carta que cita a obra, bem como as citações sobre ela e uma pequena biografia de seu autor. Para outros olhares neste curso, clique aqui.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: