Notas conotativas

  • Uma das atrizes boas atrizes trash do mundo do cinema, a bela  Ingrid Pitt, foi para onde sempre esteve: o mundo do  sobrenatural. Ela que foi sobrevivente dos campos de  concentação, e se tornou a famosa atriz semi-erótica da  produtora Hammer, 73 anos. Dentre os filmes que participou  “Desafio das Águias”, “Condessa Draculla’,  “Karmilla’,  “Minotauro”, “Falstalff”.

 

  • Continuando a execução do encontro ExpoIdéia no Recife,  hoje (27)  vai haver uma palestra sobre “Repertório  Autoral: bandas filarmônicas, orquestras sinfônicas e  conjuntos de câmara” as 16 horas, além de diversos  concertos músicais com o melhor da música popular  nordestina na Torre Malakoff, se liga:  Naná Vasconcelos e banda (17:30),  Ciranda Mimosa do João da Guabiraba (18:40) e o Grupo Coco  do Manoel (19:20).

 

  • Um dos espaços de exibições artísticas da cidade de São  Paulo vai um corte em sua estrutura. O Instituto de Arte  Contemporânea que ainda se situa na USP foi escurraçado de  sua sede pelo reitor da Universidade de São Paulo, João  Grandino Rodas. O motivo não foi divulgado, porém houve o  termino do contrato que a reitoria achou melhor não  renovar. A reitoria diz que há outros planos para o espaço  e que já havia comunicado o IAC informalmente. Esperamos  uma boa resolução para o caso.

 

  • Para os admiradores de quadrinhos mais conhecidos como Agá  Q, trazemos duas boas novas: a primeira é a publicação de  Agá Qs da Toon Books no Brasil. O público destes  quadrinhos é o infantil e mostram quadrinhos bem  inteligentes. O primeiro lançamento feito pela Companhia  das Letrinhas, é O Ratinho se Veste, de Jeff Smith. Logo  logo outros virão. A segunda nova é a publicação por aqui  do quadrinho Éden de Kioskerman – pseudônimo do argentino  Pablo Holmberg que traz um humor filosófico.

  • Esta semana começaram a serem vendidos os ingressos para  os shows da britanilouquita Amy Winehouse que fará quatro  apresentações. Os ingressos de Rio e Florianópolis já  podem ser comprados no sítio do Livepass. Os de Recife  serão vendidos a partir de  02/12 e Sáo Paulo a partir de  30/11. Lembrando dos shows: Floripa (8 de janeiro) na  boate Pacha; Rio (11/01) no HSBC Arena; Recife (13/01) no  Centro de Convenções e São Paulo (15/01) na Arena Anhembi.

 

  • A ciência vive descobrindo coisas interessantes sobre o  mundo da informática. Depois de na semana passada declarar  que usar o laptop sobre as pernas, como o nome sugere,  pode deixar os espermatozoides meio capengas e inuteis.  Agora é sobre a radiação emitida pelas conexões Wi-fi. Mas  acalmem-se… Não é nos humanos. Esta radiação pode ser  danosa as árvores, causando “sangramento” e fissuras nas  cascas das àrvores. Salve as árvores, compre um modem.

 

  • A nova vacina contra o virus HIV está chegando e agora  mais efetiva e que já provou ser inofensiva.. E ela vem da  união de três laboratórios russos que anuncia que a  efetividade pode chegar 30%, o que já pode levar milhões  de vidas a serem salvas. O governo russo investiu 23,5  milhões de euros na pesquisa de vacinas contra o HIV.

 

  • Tintin em novas aventuras no sítio do Pedrinho… Assim  como no Brasil querem proibir depois de décadas o livro  “As caçadas de pedrinho”, na Bélgica um tribunal ouviu  nesta semana a fala de um cidadão congolês e uma  associação francesa querem proibir o quadrinho “Tintin no  Congo” de 1931 por considerarem racista no que fala sobre  os africanos. Isto pode proibir as vendas do HQ ou que  tenha uma nota no prefácio explicando o contexto do Congo  quando colônia da Bélgica.

Genet com a Black Panther Angela Davies

  • No centenário de nascimento de um dos grandes  transgressores da escrita Jean Genet, está ocorrendo uma  grande festa. O “Saint Genet” como dizia Sartre vai ter  espetáculos, debates, filmes e show de rock até o fim do  mês.Sua vida como desertor da Legião Estrangeira,  envolvido em movimentos negros como Os Black Panthers  contra a situação discriminatória que os negros sofriam e  ainda por cima ladrão, amante e escritor.

 

  • O papa quer ser pop. Depois de ter se mostrado várias  vezes como um lider conservador e reacionário o papa  declarou em um livro que a camisinha pode ser justificada  para impedir a propagação HIV, e que pode ser usada tantos  para homens quanto mulheres, incluindo as prostitutas que  devem usar. O papado está caindo na real e o buraco é mais  embaixo.

 

  • O programa ligado ‘Manos e Minas’ volta a ser exibido hoje  as 18 horas e trazem como apresentadores Max B.O. e a  querida Anelis Assumpção. Nas palavras o rapper Dexter  conta as histórias. O fim do programa antes anunciado  agora tem de ser mantido com ajuda de sangues bons como  Mano Brown e Danilo Santos. Então se ligue.

 

  • Um dos maiores sítios de troca de material via internet o  Pirate Bay tem agora 3 dos lideres atrás das grades. Isto  foi o que decidiu a justiça sueca. Derrubaram os  criadores, mas o sítio e o Partido Pirata ainda estão em  pé. Aguarde os piratas contratacam com suas canhoneiras.

  • A pintora niponica Tomie Ohtake está completando 97 anos e  para celebrar esta data ela está lançando uma exposição  com pinturas novas, feitas nos últimos 15 meses. Que sua  arte continua fluindo em cortes vitais. Domo

 

  • Nesta semana a Bahia é o local dos debates produtores de novas formas de socialidade. Na terça (30) a Rádio Educadora (e muitas vezes educativa) vai promover a partir das 19hrs no Instituto Cultural Brasil Alemanha um encontro sobre a produção musical bahiana onde qualquer pessoa pode criticar, sugerir e até colocar as músicas na rádio. No mesmo dia 30, ocorre o “Encontro Baiano Mulheres e mídias” as 9 horas da mañana no Cine XIV com articulações de diversos movimentos no Brasil e da negritude.

 

  • E a 5a mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul chega arrasando o Rio de Janeiro, terra que vem sofrendo com dificuldades que refletem a mal organização da cidade dita maravilhosa. Com uma programação ampla como já haviamos mostrado e cinemas de toda América do Sul, a mostra tem ótimos docs como A Batalha do Chile, dramas como Abutres de Pablo Trapero e Kamchatka e História Oficial e ainda uma homenagem ao ator argentino Ricardo Darin

 

  • A Agência Nacional de Cinema- Ancine liberou esta semana 17,7 milhões de reais para que sejam produzidas 23 obras independentes pra TV. Uma ótima escolha já que a TV precisa de uma programação decente.

 

  • A escritora de romances e livros infantis Ana María Matute foi a agraciada com o prêmio Cervantes deste ano. Com mais de 60 anos de carreira Ana foi a 3a mulher a receber o prêmio.

Deixe um comentário