O INCRÍVEL SALTO DO COMPANHEIRO MARIO MONICELLI

Ontem, 29 de novembro de 2010, da janela do hospital San Giovanni, em Roma, o cineasta italiano Mario Monicelli resolveu dar o salto que ata a corda ao outro lado do abismo em 15 de maio de 1915, em Viareggio, na Toscana.

Assinando a direção de mais de seis dezenas de películas, mais algumas dezenas de roteiros para outros cineastas, além da participação como ator em alguns cinemas, Monicelli, na commedia all’italiana, trabalhou com os mais talentosos atores do cinema italiano, como por Vittorio Gassman, Marcello Mastroianni, Totò e Claudia Cardinale, que estavam naquele Os Eternos Desconhecidos (I soliti ignoti, de 1958).

Em toda a sua longa trajetória o que se vê é consolidação da linha contínua do humor desconcertante, a cine-comédia como linha de fuga para além da náusea da degradação por todos os tipos de miséria e violentação.

No Brasil, tornou-se emblemática a luta daquele professor desempregado de Os Companheiros que resolve organizar a luta dos trabalhadores. Sendo de 1963, chegando ao Brasil em 1964, ano em que explode a ditadura militar.

Em todo o mundo O Incrível Exército de Brancaleone (1966) é citado toda vez que se fala na resistência dos pobres, dos pequenos, de todas as minorias exploradas e excluídas.

E o que dizer de Parente… é serpente (1992), onde Monicelli revela com ironia mordaz o que há de fato e sem ocultação, apenas camuflado na pompa da família burguesa? Só ambição, medo, dissimulação, repulsa, aversão, indiferença…

A cada cena um riso… A casa riso uma fissura que nos faz saltar para a construção de um outro mundo. Foi assim que Mario Monicelli, nessa pontuação 95 anos, atou a corda que nos permite saltar sobre o abismo da náusea da existência malograda – às vezes sem saber bem como, sem uma inteligentzia, mas sem lamentar e sem recapitular -, e entrar todos na composição da potência do desmedido e eterno cômico.

Valeu, companheiro Monicelli!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: