UM CURSO DESEJANTE PARA VAN GOGH

Antuérpia, 2 de janeiro de 1886

O velho mercado de peixe na Antuérpia em 1882 (1882), FARASYN


O velho mercado de peixe na Antuérpia em 1882, Koninklijk Museum Voor Schone Kunsten

Van Gogh conta dos novos quadros do museu moderno:

” Vi alguns quadros comprados para o Museu Moderno, Verhas e Farasyn. Verhas: damas montando em jumentos e rapazes pescando na praia; Farasyn: uma grande máquina do antigo mercado de peixes de Antuérpia”


Edgard Pierre Joseph Farasyn (ou também Edgard Farasijn) foi um aquarelista, gravurista artista gráfico e pintor  belga de cenas cotidianas, interiores, animais e mais  paisagens marítimas e pescadores. Tornou-se famoso com  suas cenas de mercado e cenas de praia com os pescadores,  para o qual ele foi inspirado pela costa de Flandres e da  Holanda. Ele ainda trabalhou durante um tempo com pintura em murais. Por vezes, ele sugeriu uma expressão de um pouco de melancolia, humor sonhador mas trazendo uma  representação precisa de formas.

Farasyn nasceu em 14 de agosto de 1858 na Antuérpia. Ele recebeu a sua formação artística na Academia de  Antuérpia tendo como tutor Nicaise de Keyser . Em 1885 ele se tornou professor na academia.

Em 1891 ele se tornou um membro fundador do grupo ” A XIII  ” sendo um membro muito aberto da sociedade da arte sendo um dos principais promotores da influência flamenga nas artes.

Seus primeiros trabalhos foram escuro e cinza, banhados  por uma atmosfera áspera.  Depois ele mudou para uma luz e  cores brilhantes. Atraído pelo mar, ele pintou muitas cenas realistas da vida dos pescadores e de suas famílias. Seu trabalho foi principalmente em Antuérpia, onde pintou muitas cenas da cidade, além de Mol, onde . Ele era um amigo íntimo de Ernest Midy e sempre ia visitá-lo e, em seguida, pintava paisagens de Kempen. Ele também visitou lugares típicos regularmente nos Países Baixos (Scheveningen, Katwijk, região de Zuiderzee e Zelândia).

Em um trecho do relato ocorrido na sequência da sua exposição em Antuérpia, em 1901 já percebemos o trabalho do pintor:

“Farasijn foi gradualmente evoluindo, seus dons para passar o despertar completo – em se doando permanente para a problemática que se jogou e por isso sendo o fermento em nosso cenário artístico jovens (…)Ele procurou  trabalhar por conta própria – estudar a si mesmo ea natureza, e lutando para a frente em primeiro lugar, tão sincera e honesta possível quanto interpretar este artista poderia ser interessante.”

Em 1899 ele foi convidado por Frank Kuyck , deputado da principal da cidade de Antuérpia, para decorar a escadaria da Prefeitura, em colaboração com Pierre Verhaert, de Edouard Jans, Charles Spear e Henri Houben.

Farasyn participou dasu mostras de Bruxelas (1878) e da Antuérpia, em 1889, 1893 e 1901.  Ele recebeu vários prêmios: Feira Mundial de Sydney (1879), medalha de ouro no Salão de Ghent (1883), Mundial da Antuérpia (1894) e Expo Mundial de Bruxelas (1897).

Farasyn morreu no dia 22 de março de 1938, na mesma cidade em que nascera.Atualmente, seu trabalho está incluído na coleção de Bruxelas KMSK,Museu Kortrijk, KMSK Antuérpia, Jacob Smith, no Museu de Mol, o Museu Nacional de Pesca, Dunkirk Oriente eo Museu Katwijk.

________________________________________________________________________

Às sextas e terças, esta coluna traz obras digitalizadas de outros pintores que influenciaram o pintor monoauricular Van Gogh e obras suas, mas tão somente as que forem citadas nas Cartas a Théo, acompanhadas da data da carta que cita a obra, bem como as citações sobre ela e uma pequena biografia de seu autor. Para outros olhares neste curso, clique aqui.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: