Notas biroscas

Luz, Camera, Warhol

  • Nesta terça (1) no Oi Futuro do Flameno abre a  exposição “Warhol TV” que reúne a importante e  pouco conhecida obra do artista feita para a  televisão. A mostra que já passou por Paris e  Lisboa vai expor programas e filmes como “Andy  Warhol’s Fifteen Minutes” (com Grace Jones,  Kenny Scharf, Marc Jacobs, Blondie, Keith  Haring, Basquiat e William Burroughs, entre  outros), “Andy Warhol’s TV”, “Fashion”, o raro  “screen test” com Marcel Duchamp, entre outras  maluquices. A exposição fica até dia 3 de  abril.

 

  • Para quem acha que o Carnaval é só em março  este ano estão enganados. Pelo menos em Olinda  este bloguinho vem mostrando que o Carnaval já  está em todo vapor. Neste domingo (30) na sede  da Pitombeira dos Quatro Cantos as 13 horas  acontece o ensaio dos frevos puxados pela  orquestra do Maestro Lessa. E para embalar toda  recife a partir das 17 horas o bloco sai a rua  embalando a todos. Que venha os frevos.

 

  • E falando em música a cidade de Salvador recebe neste domingo (30) o lançamento do CD e DVD “Fé  na Festa” de Gilberto Gil na Concha Acústica do  TCA às 18h30.

 

  • Para os que gostam de cinema e querem uma  surpresa não deixem de conferir na SaladeArte  Cinema da UFBA em Salvador de sexta a domingo  até dia 13 de fevereiro, as apresentações  surpresas que ocorrem antes da apresentação  cinematográfica.

  • No Rio de Janeiro o segundo mês começa com  programação da Mostra de cinema “Luc Moullet,  Cinema de contrabando” que começa nesta terça  (1) e vai até dia 20. Moullet é conhecido como  um dos expoentes do movimento da Nouvelle  Vague, e admirado por grandes cineastas como  Jean-Luc Godard, Jean-Marie Straub, Claire  Dennis, Raoul Ruiz e Carlos Reichenbach. O  próprio Moullet estará presente do encontro  marcado pro dia 12/02 (sábado). A mostra traz  41 títulos do diretor entre eles “A Terra de  Loucura”, “A Comédia do Trabalho”, “Gênese de  Uma Refeição”, “As Poltronas do Cine Alcazar”,  “Brigitte e Brigitte”, “Jean-Luc segundo Luc”,  “O homem da ravina”, entre outros.

 

  • Ainda no Centro BB do Rio começa nesta terça  (1) e vai até junho o projeto Lapa de todos os  sambas que vai reunir três gerações de bambas  neste tradicional reduto do samba.No cardápio   Elton Medeiros, Delcio Carvalho, o Sururu na  Roda, Elisa Addor e Roberta Nistra. Então se  ligue na Lapa do samba. A estreia será às 12h30  e às 19h com o grupo Anjos da Lua e  participação  especial do cantor e  percussionista Pedro Miranda.

 

  • Ontem aconteceu a abertura em Salvador da  exposição “Bença”, do fotógrafo João Milet  Meirelles, no Teatro Vila Velha que fica aberta  até o último dia de março. Trata-se do ensaio  fotográfico feito a partir da peça teatral que  comemora os 20 anos do Bando de Teatro Olodum.  Além destas fotos há outras que contracenam com  a criação dos mestres Pierre Verger e Carybé e  outros.

 

  • Nas comemorações da festas das águas onde  celebra-se o dia de Iemanjá que ocorre nesta  quarta-feira (2 de fevereiro) a cidade de São  Salvador está toda em festa. Dentre estas  comemorações a arte também está no meio. No  Atelier aberto de Sandro Abade Pimentel ocorre  hoje (29) das 13 às 22 horas “UM COPO DE MAR  PARA PAGU COM BEIJOS PARA YEMANJÁ” que trás  para Yemanjá 13 copos com água do mar que  recebem as imagens dos beijos. Estes serão  entregues a rainha do mar para que a criação  seja continua como o ósculo dos amantes.

  • Um dos grandes nomes do samba brasileiro e um  dos maiores tocadores de cavaquinho que já  ouvimos, o querido Nelson Cavaquinho faria 100  anos se estivesse por aqui. E neste embalo a  Estação Primeira de Mangueira já anunciara o  samba com o tema de Nelson. Agora o mais  interessante é um CD que vai sair em março com  gravações de músicas de Nelson. O CD vai contar  com grandes nomes do samba como Beth Carvalho,  Alcione, Lecy Brandão, Teresa Cristina, Benito  di Paula entre outros músicos.

 

  • A voz mais punk music de Patti Smith dará voz a  mais um livro segundo o New Music Express.  Trata-se agora de um romance policial. “Estou  trabalhando há dois anos em uma história sobre  um detetive, que começa na [igreja] St. Giles- in-the-Fields, em Londres.” A cantora que já te  o livro “Só Garotos” lançado por aqui logo  mandará mais um. Valeu Patti.

 

  • Boas novas no mundo do cinema. Nasceu o  primeiro rolo do filme do casal Penélope Cruz   e Javier Bardem. Nesta trama do cinema verdade  filho recem-nascido é americano de Los Angeles  e esperamos que seja uma criança atuante no  mundo e que herde o sangue latino e o inquietu (ra)de espanhola. Bambino…

 

  • A versão chilena do rockológico festival  Lollapalooza que vai ocorrer no dia 2 e 3 de  abril no Parque O’Higgins, em Santiago já está  com ingressos a vendas no Puntoticket. Dentre  as atrações já confirmadas Flaming Lips, Cat  Power, Devendra Banhart, Empire of the Sun,  Jane’s Addiction, Cypress Hill, Fatboy Slim  entre outros. Confira mais informações no sítio  oficial.


  • Outra cantora conhecida enveredará sua produção  artística existencial para outra praia. A  cantora Tori Amos vai preparar um musical que  estreiará no Teatro Nacional de Londres no ano  que vêm. Aguardamos as novas.

 

  • Nesta semana a cantora Lady Gaga publicou no  seu twitter a letra de uma música inédita “Born  this way” em primeira mão. A música mistura  cristianismo e familiaridade, mas em  compensação trabalha com auto-estima,  diversidade cultural e bons trocadilhos. O  refrão traz a frase ” Eu sou bela no meu jeito-  pois deus não comete erros- Estou no caminho  certo baby- Eu nasci deste jeito”.

 

  • Quem canta os males espanta ? Certissimo.  Segundo um estudo em um jardim de infância  franco-alemão da cidade de Wuppertal mostra que  o canto ajuda no aprendizado, no  desenvolvimento psico-afetivo e na saúde das  crianças. E o melhor a afinação não influência.

 

  • Nos palcos alemãos o diretor Christoph Bechtel  tem trabalhado algo pedagógico brechtiano  contra o trabalho da grande mídia: estranhar o  que não é estranho. Ou seja tornar estranho  para os espectador a guerra do Afeganistão,  país devastado pelos norte-americanos. O texto  vem de uma pesquisa detalhada sobre a  insensibilidade dos espectadores. Além disso  ele questiona a responsabilidade que a   Alemanha assumiu ao participar desta guerra  insana.

  • Nesta semana o Conselho Supremo de Antiguidades  do Egito exigiu mais uma vez que a Alemanha  devolva o busto da rainha Nefertiti.A estátua  foi para Alemanha como forma de pagamento ao  país que financiou a expedição arquológica.  Nosso blog sempre foi contra os saques  culturais e esperamos que os alemães devolvam  esta estátua.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: