UM CURSO DESEJANTE PARA VAN GOGH

Arles, 23 ou 24 de setembro de 1888
 
  
O teatro Matsumoro no distrito de prazer de Tóquio (1870), KUNISADA II
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
 The Matsumotorō theatre in the Tokyo pleasure district, Amsterdam, Vincent Van Gogh Museum

 
O tríptico está em alta definição CLIQUE PARA AMPLIAR.
 
Esta se trata da obra principal da coleção de gravuras japonesas que pertenceram ao pintor monoauricular holandês durante sua vida e por isso encontra em sua fundação.

Van Gogh comenta de sua organização no atelier e dos mestres em suas paredes, mostrando sua ansiedade consumista de colecionador:

” Coloquei no atelier todas as japonesarias, os Daumier, os Delacroix, o Géricault. Se você encontrar a Pietá de Delacroix ou o Géricault, eu o exorto a comprar tudo que puder. O que eu gostaria de ter no atelier ainda são os trabalhos do campo de Millet ….

 Utagawa Kunisada II (1823 – 1880) foi um de três artistas de Ukio-e a ser conhecido pelo nome de seu mestre, Utagawa Kunisada que teve uma famosa escola com seu nome. Esclarecendo: Toyokuni III foi pupilo de Kunisada e, ao longo de sua temporada com o mestre, acabou por assinar a grande maioria de seus primeiros trabalhos. Daí, portanto, ele passou a ser conhecido por “Utagawa Kunisada II”. Outro fator que contribuiu para que Toyokuni passasse a utilizar o nome de seu mestre foi o enlace com sua filha mais velha, ocorrido em 1846. Após a morte do verdadeiro Kunisada, o artista voltou a utilizar seu nome “Toyokuni III”.

Os trabalhos de Kunisada II são obras de xilogravuras e, em geral, retratam a harmonia simbólica das casas e das cerimônias de chá. É também comum notarmos, em suas obras, a presença de gueixas, que naquela época tinham, entre algumas de suas funções, apenas servir e acompanhar seus “clientes” nas casas de chás.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Xilogravura mostrando o mestre Utagawa Kunisada, aquele que deu nome a uma forte escola e a dois sucessores. Este retrato foi pintado pelo sucessor imediato Kunisada II.
 
________________________________________________________________________
 
Às sextas e terças, esta coluna traz obras digitalizadas de outros pintores que influenciaram o pintor monoauricular Van Gogh e obras suas, mas tão somente as que forem citadas nas Cartas a Théo, acompanhadas da data da carta que cita a obra, bem como as citações sobre ela e uma pequena biografia de seu autor. Para outros olhares neste curso, clique aqui.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: