UM CURSO DESEJANTE PARA VAN GOGH

Arles, 23 ou 24 de setembro de 1888
 
  O Semeador (a partir de Millet), PAUL LERAT
 
 
 
    The sower, Amsterdam, Vincent Van Gogh Museum
 

Van Gogh comenta de sua organização no atelier e dos mestres em suas paredes, mostrando sua ansiedade consumista de colecionador:

” Coloquei no atelier todas as japonesarias, os Daumier, os Delacroix, o Géricault. Se você encontrar a Pietá de Delacroix ou o Géricault, eu o exorto a comprar tudo que puder. O que eu gostaria de ter no atelier ainda são os trabalhos do campo de Millet e a água-forte de Lerat de seu Semeador que Durand-Ruel vende a 1,25 francos…

 Paul-Edme Lerat foi um artista acadêmico francês que trabalhou com água-forte e que foi autor de trabalhos interpretativos das obras de outros artistas no meio do sec. XIX. Como a arte também é capturada pela produção de capital é necessário de artistas que sejam habilidosos copistas. Lerat produziu muito neste sentido

Ele nasceu em Paris e foi ensinado por Lecoq de Boisbaldran e L. Gaucherel.Ele exibiu em Paris no Salão de Paris de 1869.

Sua água-forte O semeador ficou bastante conhecida, tendo uma grande influência na época, inclusive no trabalho de Van Gogh que experimentou um quadro do “Semeador” a partir da composição de  Lerat.

Vincent Van Gogh- O semeador

 

________________________________________________________________________
 
Às sextas e terças, esta coluna traz obras digitalizadas de outros pintores que influenciaram o pintor monoauricular Van Gogh e obras suas, mas tão somente as que forem citadas nas Cartas a Théo, acompanhadas da data da carta que cita a obra, bem como as citações sobre ela e uma pequena biografia de seu autor. Para outros olhares neste curso, clique aqui.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: