As produções culturais e as guerras de espadas de Cruz das Almas

As produções culturais são manifestações que surgem a partir das vivências dos povos no mundo e que logo depois de um certo tempo se torna uma tradição. A tradição pode ser entendida como uma replicação da primeira realização da produção. Porém podem ser criados novos elementos, e transformados as formas de se festejar. As festas de São João embora tenha toda um envolvimento, acontecem como uma replicação da primeira festa que houve. Esta cultura que se faz presente em toda uma uma tradição popular é o que o filosofo Guattari chama de cultura alma-coletiva.

Sem qualquer julgamento moral sabemos que a produção do festejar faz parte da criação da vida e que estas podem sempre serem um novo, uma forma de produzir novas formas de ver, pensar, agir….

Algumas tradições desta mostram formas que envolvem um brincar arriscado, onde a alegria se envolve com a adrenalina do risco deste brincar. Tradições como a corrida pelas ruas junto com os touros como acontecem na Espanha, muitas vezes são vistas com mal olhos de “juizes”. Outras festas como guerra de tomates na Europa também são mal vistas pela questão do desperdício ou da higiene.

No Brasil uma das festas que traz este questionamento é a festa da Guerra de Espadas que ocorre todo o São João em Cruz das Almas, cidade do interior da Bahia

Neste ano porém esta tradição recebeu uma ação judicial que proibiu na cidade a pratica da guerra de espadas, tendo a camara dos vereadores tentado recorrer sem sucesso… Neste caso que seria os reacionários  que reagem ao novo, a justiça ou os brincantes…? Ambos têm certos aspectos reacionários, a justiça com seus preceitos que não deixam o novo existir e os brincantes que buscam apenas uma reprodução.

Mesmo com a proibição, há diversos relatos que ocorreu a festa não ocorreu nas ruas do centro mas nas bordas periféricas sim. O que traz as bordas de produtivo? Será que ela não se torna dependente do que está fora dela que lhe re-gula?

Nos próximos anos veremos se o São João vai ser com “uns foguinhos queimar”

2 Respostas to “As produções culturais e as guerras de espadas de Cruz das Almas”

  1. THALLYTA BRASIL Says:

    EEEUU CONCORDO COM VCS .!
    ADOREI ESSE TEXTO.!
    MEUS COLEGAS PEDIRAM PRA EU IMPRIMIR MAIS 14 PRA NOS APRESENTAR MOS !.
    TODOS GOSTARAM!

  2. esquizofia Says:

    Valeu companheira Thallyta
    Que sua apresentação envolva uma discussão porreta e fique longe apenas da reprodução. E que o fogo junino lhe esquente e traga novas experiências…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: