Devir/Dançar

Nesta coluna semanal deviriana do movimento trazemos mais uma história sobre a vida de um grande dançarino e que talvez seja considerado entre os maiores nomes da coreografia mundial: o dançarino, balarino, cineasta e coreografo Bob Fosse.

Com uma grande capacidade de mobilidade e criação os numeros de Bob talvez fossem tão inovadores pelo fato de conhecer um grande numero de danças. Do ballet e a dança clássica, a dança burlesca dos vaudevilles; do sapateado à dança moderna. Sua dança ao contrário da rigidez clássica trabalhava todo o corpo: ombros, pescoço, mãos, cotovelo, quadril, joelhos, etc. E é por isso que até hoje ele é considerado o mestre da coreografia.

Bob Fosse com sua esposa e companheira de danças Gwen Verdon

Robert Louis Fosse mais conhecido como Bob Fosse foi um Dançarino, Coreografo, Diretor, Performer, Escritor e Conceptor de dança que ficou conhecido no mundo todo com suas coreografias e espetáculos. Ele foi uma das personalidades mais indulgentes de nossos tempos, e aplicava o mesmo ritmo frenético de sua vida artística para sua vida. Um fã de bebidas e drogas e eventualmente temperou seus hábitos depois de um grande ataque cardíaco no início de 1970.

Nascido no dia 23 de Junho de 1927 na cidade americana de Chicago, filho de um trabalhador de espetáculos líricos com canções satíricas (vaudevillian). Ele próprio passou a atuar nestes espetáculo quando criança e em sua adolescência estava no palco em uma variedade de shows burlescos. Ele começou a estudar dança em um pequeno instituto de seu bairro e logo passou a fazer parte das Escola de Ballet Frederick Weaver, uma academia onde ele era o único homem .

Aos 13 anos Bob se juntou com outro jovem dançarino, Charles Grass,  e começou uma colaboração sobre o nome de The Riff Brothers. Em menos de 3 anos, o grupo ganhava um salário generoso de 100 dolares por semana. Aos quinze anos ele começou a trabalhar como um mestre de cerimônias (MC) em um uma série de pequenas boates. E foi em um destes locais onde ele coreografou seu primeiro númeor, envolvendo quatro garotas manipulando leques de avestruzes durante a música de Cole Porter. Em 1945, ele se graduou de Amundsen High em Chicago e se alista na Marinha, sendo colocado em unidades de entretenimento do Pacífico. Ele posteriormente aperfeiçoou sua técnica como um performer-coreografo-diretor  enquanto servia suas obrigações.

Depois da segunda Guerra, ele e sua esposa, Mary-Ann Niles, formaram um duo de dança e apresentaram em clubes noturnos, televisão e musicais. Sua performance na Broadway começou em 1950 em um espetáculo revue chamado ‘Dance Me a Song”, e dois anos depois ele substituiu Harold Lang no papel de resurgimento de Pal Joey, um papel que assumiu depois em grande turnê.

Fosse foi para Hollywood in 1953 quando assinou um contrato com MGM. Lá, ele dançou e cantou e três musicais e também coreografou e atuou em “My Sister Eileen” foi quando mostrando seu molejo se casou  Joan McCracken (1951 – 1959).

O trabalho de Fosse coeçou a ser reconhecido e ele ganhou o Donaldson Award , seguido Tony Award, que conquistou mais de dez vezes. Durante seu espetáculo “Damn Yankees” ele  conheceu sua terceira mulher, Gwen Verdon, com quem casaria em 1960 e viveria até o fim de sua vida, e com quem teve sua  unica filha, Nicole Providence Fosse.

Em 1959, Bob dirigiu seu primeiro musical na Broadway, Redhead, que foi estrelado por Gwen. Desta parceria surgiram vários

A década de 70 foi uma das mais badaladas para Fosse. Logo de início recebeu o Oscar e dois Tonys pela direção e coreografia de Pippin na Broadway e três Emmys pela produção, direção e coreografia de Liza com Z.

Bob Fosse continua seus trabalhos no cinema (onde dirigiu ao menos 7 títulos)  com o dramático Lenny que conta a história biográfica de Lenny Bruce e posteriormente coreografou o clássico kinemasofico “O Pequeno Principe” de 1974, onde também atuou como a serpente.

Posteriormente seu trabalho Chicago estourou na Broadway e até hoje é apresentado e visto por milhões de pessoas. O sucesso de Chicago foi seguido em 1978 de um polemic espetáculo “Dancin’” que mostra um verdadeiro estilo de Fosse e ao mesmo tempo um inovador e revolucionário espetáculo. Sem um roteiro fixo e sem muitas falas, ele mostrou só dança e esta omissão mostrou uma força muito grande. Deixando um pouco a polêmica, Fosse gravou um cinema que foi um grande sucesso mundial “All that Jazz” e recebeu nove oscars

Depois de todo sucesso, a década de 80 se mostrou não muito valorizada para as obras de Fosse. Primeiro seu ultimo cinema, Star 80 (1983), foi pouco visto e escurraçado pela crítica. O filme conta sobre a morte trágica da modelo da Playboy, Dorothy Stratten,  que foi assassinada pelo marido. Este fracasso foi seguido pelo último espetáculo da Broadway dirigido e encenado por Fosse ( e que levou 17 anos para ficar pronto), Big Deal (1986), que é uma adaptação de uma comédia italiana.

Este trágico fim de seu espetáculo segue um outro trágico evento: após o ensaio do espetáculo “Sweet Charity” Fosse entrou em colapso fora do Willard Hotel em Washington, D.C. Sua esposa (quem estivera separado por algum tempo) Gwen Verdon estava com ele e lhe levou para George Washington University Hospital, tendo ele sofrido um ataque cardíaco e padecendo às 19:23 do dia 23 de Setembro de 1987 na capital americana Washington, DC, aos 60 anos.

Foi um rápido fim de uma carreira que foi extraordinariamente acelerada. Fosse já havia meditado sobre uma morte jovem: “ Eu sempre pensei que morreria aos 25. Era romântico. Pessoas me murmurariam: “Oh, que jovem carreira”.  Ele não morreu obviamente tão jovem, mas logo todos lamentavam o quanto ele ainda poderia nos dar.

Bob Fosse (a esquerda) no set de seu último cinema Star 80

Coreografia de seu último espetáculo na Broadway ” Dancin’ “

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: