UM CURSO DESEJANTE PARA VAN GOGH

Londres , 20 de julho de 1873

Retorno da Igreja, Cena bretã (c.1870) , OTTO WEBER





Retour d’église, scène bretonne,Lille, Palais des Beaux-Arts

Van Gogh que está em Londres, após falar de grandes mestres, fala de pintores contemporâneos que estão em Londres como o francês Otto Weber:
“Além disto, entre os velhos pintores, Constable, um paisagista que morreu há uns 30 anos atrás, é esplêndido, com alguma coisa de Diaz, de Daubigny; e Reynolds, e Gainsborough que pintara sobretudo retrato de mulheres, e ainda Turnerde quem você deve ter visto algumas gravuras.
Existem aqui alguns bons pintores franceses, entre eles Tissot…Otto Weber

Carl Emil Otto Weber foi um pintor e gravurista alemão (principalmente com água-forte) do século XIX. Foi conhecido como um artista cosmopolitano pois trabalhou e tornou seus trabalhos conhecidos por toda a Europa. Durante sua carreira se tornou especialista em cenas pastorais e assuntos e temas da vida e do folclore  bretão.

Nascido em Berlin em 1832 ele estudou artes primeiramente com Schüler Von Steffeck em Berlin, e posteriormente em Paris com o retratista e pintor histórico Thomas Couture. Ele começou sua carreira artística em Paris recebendo medalhas no Salão de Paris em 1864 e 1869. Em 1870, a Guerra Franco-Prussiana levou Weber ao estrangeiro, primeiro para Milão e Roma e  posteriormente Inglaterra à pedido da Rainha Victória (graças a sua nacionalidade alemã), onde ele se tornou o principal pintor no Corte da Rainha e se estabeleceu em 1872, permanecendo em Londres durante todo o resto de sua vida. Porém ele vez ainda diversas viagens para Cornwall, as Terras altas da Scotland,a Itália e região tirolesa, no intuito de pintar as paisagens de outros lugares.

Entre 1874 e 1888 ele produziu um bom número de paisagens que ele mostrava anualmente na Academia Real e também em lugares como a Velha Sociedade de Aquarela (Old Water-Colour Society) e a Galeria Grosvenor. Dentre estes trabalhos expostos estão o “Retrato de H.H. Príncipe Christian Victor de Schleswig-Holstein “ e um “Retrato dos Skye Terriers da Rainha Vitória” Ele também ganhou uma grande fama como grande mestre de pintar animais e também pela produção de paisagens, imagens temáticas, e cenas de caças feitas na sua região: Brignall House, Greville Road, St John’s Wood .

As cenas rurais detalhadas e belamente executadas por Weber, refletem seu treinamento acadêmico em Berlin e Paris.

Ele morreu em Royaume-Uni , Londres no dia 23 de dezembro de 1888.

AS IMAGENS ABAIXO FORAM REDUZIDAS, CLIQUE PARA AMPLIAR

Otto Weber- Os Skye Terriers da Rainha Vitória (1874)

Otto Weber – Paisagem nas montanhas com vacas (Berglandschaft mit Kühen an der Tränke)

Otto WeberA Balsa (The Ferry-boat)

______________________________________________________________

Às sextas e terças, esta coluna traz obras digitalizadas de outros pintores que influenciaram o pintor monoauricular Van Gogh e obras suas, mas tão somente as que forem citadas nas Cartas a Théo, acompanhadas da data da carta que cita a obra, bem como as citações sobre ela e uma pequena biografia de seu autor. Para outros olhares neste curso, clique aqui.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: