UM CURSO DESEJANTE PARA VAN GOGH

Londres , começo de janeiro de 1874

Paisagem em Écouen, próximo a Paris (1858) , LAMBINET

Landscape at Écouen, near Paris, Londres, Victoria and Albert Museum

Van Gogh que está em Londres e respira arte e escreve para o irmão suas percepções e desejos:
“Estou vendo que você se interessa pela arte e isto é uma boa coisa. Fico contente que você goste de Millet, Jacque, Schreyer, Lambinet, Franz Hals, etc., pois como diz Mauve  “é alguma coisa“.

Emile-Charles Lambinet foi um pintor de paisagem francês que sofreu influência da tão conhecida escola  de Barbizon devido ao seu contato com alguns membros, porém nunca foi considerado integralmente unido a eles. Mesmo assim ele é considerado um pintor bem sucedido e apreciado do séc. XIX  principalmente por sua luminosidade e pinceladas áreas que mostra uma facilidade a retratar a natureza.

Nascido em 1815 em Versailles, Lambinet iniciou seus estudos com Michel-Martin Drolling. Posteriormente veio a estudar com Antoine-Felix Boisselier e com Horace Vernet,um pintor histórico que pintou famosos temas militares franceses. Porém sua formação artística como pintor de paisagens se deu quando ele estudou com Camille Corot e Charles-François Daubigny.

Durante a maior parte de sua vida ele morou en Yvelines,próximo de Versailles, tendo feito diversas viagens à Ecouen, cidade que se tornou uma

Sua primeira exibição no Salão de Pintura de Paris foi em 1833, tendo ele exibido regularmente as paisagens naturais dos arredores Paris até 1876, ganhando medalhas nos anos de 1843, 1853 e 1857.

Além de ter recebido o reconhecimento na França com o título de Cavaleiro da Legião de Honra, Lambinet também fazia bastante sucesso nos Estados Unidos e Inglaterra. Lambinet foi professor de
Paul Le Conte e do pintor americano Joseph Foxcroft Cole.

Ele morreu em 1877 em Bougival. Atualmente parte de sua obra encontra-se no Museu Lambinet, um museu municipal em Versailles construido sobre o hotel de seu primo Victor Lambinet, que é o anfitrião do museu.

SOBRE A OBRA

Esta pintura é um bom exemplo das pinturas de paisagens de Lambinet. Ela mostra uma casa de campo na beira do rio na região de Écouen, norte de Paris. A pincelada detalhada, tema e reprodução da luz são características do movimento Realista, que se focou na reprentação objetiva da natureza. A escola de Barbizon na qual Lambinet é associado com frequência pode ser interpretada como um tronco do Realismo.

Emile Charles Lambinet- Cena fluvial com barcaças. Sheffield Museum, Inglaterra

______________________________________________________________

Às sextas e terças, esta coluna traz obras digitalizadas de outros pintores que influenciaram o pintor monoauricular Van Gogh e obras suas, mas tão somente as que forem citadas nas Cartas a Théo, acompanhadas da data da carta que cita a obra, bem como as citações sobre ela e uma pequena biografia de seu autor. Para outros olhares neste curso, clique aqui.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: