Notas Champspocas

  • Uma das obras literárias mais adaptadas de Franz Kafka, O Precesso, terá uma nova versão em quadrinhos contando a história de Josef K., que numa manhã percebe-se perseguido por policiais desconhecidos que o acusam de algo ainda mais desconhecido e pretendem que por ele receba julgamento desconhecido por outros desconhecidos. Os quadrinhos tem roteiro de David Zane Mairowitz, e da francesa Chantal Montellier. Só chegará por aqui em 2012…
  • Estão abertas inscrições -com 30 vagas- na associação 117 do morro do Turano no Rio para participar da “Oficina de Artes Integradas sobre a Poética de Bezerra da Silva: uma reflexão sobre a Brasilidade.” Durante dois meses e meio  elas estarão mergulhadas nos versos, nas letras e na brasilidade do embaixador do morro. Com iniciativa conjunta com o Ministério da Cultura busca compor com várias camadas da população o acesso e criação de bens culturais. Então se liga rapaziada…
  • Foi definido nesta semana que no ano que vêm será celebrado o Ano de Portugal no Brasil. Isto quer dizer que a cultura, artes, ciências, tecnologia e outras áreas portuguesas farão parte de nosso existir. Da mesma forma será realizado o Ano do Brasil em Portugal. Porém a programação lusitana só começará na independência brazinim- 7 de setembro de 2012 – e terminará em 10 de junho de 2013 – Dia de Portugal. Atenção raparigas e gajos no vira.

  • Em um ano com várias perdas de artistas e celebridades importantes, 2011 fecha a lista com uma artista diferente de todas as outra. Ela morreu nesta semana com 80 anos em uma reserva na Florida. Foi a grande companheira de Gordon Scott e Johnny Weissmuller que fizeram no cinema o personagem de Tarzan e também com Maureen O’Sullivan. Descobriu? É a nossa ancestral e companheira Cheeta que nos deixou um legado de cinemas e uma biografia lançada. Angawa Chita, angawa.
  • Se você batuca pelo mundo e tem uma letra na cabeça corre e in(es)creve que é só até 6 de janeiro as inscrições para a Mostra São Paulo Exposamba  que trazem novos talentos. Vale gente de todo brasil e tem prêmio de até 35 mil. A pré-seleção é em janeiro mais no ano novo tem samba, além de colocar estes novos sambistas em diversos palcos das periferias até a borda.
  • Uma mostra do Museu Ludwig em Colônia na Alemanha está abordando um tema importante para toda humanidade: as relações entre as violações dos direitos dos direitos humanos desde a Segunda Guerra.Construidas a partir de escultura, a arte não vem a mostrar apenas fatos históricos, mas levanta a dor sofrida por aqueles que tiveram seus direitos privados. Em um mundo que sofreu os colonizadores europeus, com o nazismo, facismo e continua sofrendo com o micro-facismo do Imperialismo dos norte-americanos.

  • Um dos mais importantes nomes da música folclórica americana, Woody Guthrie, terá um evento especial comemorado na data de seu centenário em 2012 e um museu inaugurado na sua cidade natal: Tulsa, Oklahoma. O cantor influênciou Bob Dylan, Willie Nelson e muitos outros e recentemente (como noticiamos) um grupo de músicos que inclui Billy Bragg, Wilco, Tom Morello e Jackson Browne musicaram suas composições não gravadas.
  • Um dos mais importantes gravuristas brasileiros, Oswaldo Goeldi, está com suas gravuras expostas ineditamente em Belém na mostra “poesia gravada” que ocorre até 19 de fevereiro de 2012,no Museu da Universidade Federal do Pará.  Serão 59 gravuras originais assinadas pelo artista entre 1927 e 1960.
  • O Registro Nacional de Filmes dos Estados Unidos nomeou alguns filmes e outros cinema a serem preservados como patrimônios culturais. Além da animação “Bambi” estão “Os Corruptos”de Fritz Lang, “Faces” de John Cassavetes, “O Garoto” de Charles Chaplin, “O Preço do Desafio” de Ramón Menéndez, “Farrapo Humano” (1945) de Billy Wilder e “O Cavalo de Ferro” (1924), de John Ford.

  • Um dos mais importantes coreografos americanos que morreu há 2 anos, Merce Cunningham, definiu o legado de sua arte bailistica. O primeiro ato ocorrerá hoje (31) com o fim da companhia Merce Cunningham Dance Company que faz última apresentação do espetáculo”Events” no Park Avenue Armory, em Manhattan, Nova Yorke. Este fim programado ocorre pois Merce não queria que a companhia continuasse com renovação dos dançarinos. Ele queria mante-la quase intacta. Agora a companhia museu será preservada por cápsulas (que inclui videos e anotações de Merce) e auxílio financeiro aos dançarinos. O preço das últimas apresentações foi também definido por Cunningham: 10 dolares.Bora nessa.
  • A cantora Sinead O’Connor teve mais uma reviravolta existêncial: ela anunciou nesta quarta em seu sítio o fim de seu “casamento” de 16 dias com Barry Herridge. Além de problemas com a família dele ela sentiu que ele estava inseguro e acrescentou:”Então você ama alguém? Liberte-a”. Porém ela não conseguiu e ele se entristeceu. Seguimos…
  • Um dos pioneiros na fotografia de São Paulo, o suíço Guilherme Gaensly,  está com um livro homonimo sendo lançado pela Cosacnaify com 218 páginas da então pacata São Paulo. Quem tiver duro pode ver algumas destas fotos na exposição”Guilherme Gaensly, Fotógrafo Cosmopolita” que está em cartaz até 25 de março na paulistana Casa da Imagem, ao lado do Solar da Marquesa

  • Chan Marshall, ou Cat Power para os íntimos, lançou em seu sítio uma música inédita “King Rides”. Duas opções para os gatunos: baixar o video do you tube ou baixar a música fazendo uma doação de no mínimo 0,99 cents de dolar. O dinheiro é pra Fundação Festival of Children e para o The Ali Forney Center.
  • Um dos poucos festivais de cinema ainda considerados artísticos, o Festival de Veneza, anunciou a substituição do diretor artístico para o ano vindouro. Sai Marco Mueller e entra o diretor Alberto Barbera.Aguardemos até agosto.

  • Uma das mais importantes pintoras abstratas, a americana Helen Frankenthaler, morreu nesta última terça. Conhecida por usar cores vivas ela participou do movimento vanguardista “Color Field”.
  • Tudo na vida tem seu fim. Seguindo esta máxima o Coldplay anunciou nesta quinta em seu facebook que eles se separaram. Logo depois o lider da banda Chris Martin se marti(n)rizou colocando em si a culpa de tudo que aconteceu. Justo após o natal estão buscando a Cruz.Credo….
  • Aos que querem acordar, tem que primeiro dormir. Afinal Reveillon que dizer no bom francês (que não é nosso caso) acordemos… Mas quem quiser se Reveillonzar sem dormir (fica meio ilógico mais tá valendo). Confira os acordamentos do dia 31 pro dia 1. É reveillon por todo Brasil:

– Por São Paulo vai passar muita gente na Avenida Paulista. Primeiro correndo. Mais cedo se espremendo. E depois dormindo. Neste interim vai ter uma festa com da produtora Playcorp (tomara que não foi fruto de privatização) e vai contar com sonolentas atrações Restart,Ultraje a Rigor, Roberta Miranda,Jota Quest, KLB e pra acordar Rio Negro e Solimões, e a bateria da Vai-Vai. E depois uma bachianada do maestro João Carlos Martins regendo a Orquestra Bachiana Filarmônica Sesi-SP. Metros da linha 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha não dormirão.

– No Rio de Janeiro Copacabana vai abrir a festa com o samba da querida Beth Carvalho, e dormir com O Rappa, Moraes Moreira, Blitz, Latino e dai pra baixo.

– Em Brasília o Réveillon vai finalmente acordar na madrugada na Esplanada dos Ministérios com shows de Móveis Coloniais de Acajú, Arlindo Cruz,  Natiruts e outras coisas…

Recife terá três polos trazendo o despertar sendo que o que vai bombar é na Boa Viage Del Rey e Mundo Livre SA e Zeca Pagodinho. O resto é mais croquetinhos e coxinhas do pagode.

– Na Praça da Estação em BH só vai ter cotovelais nas dores de Tianastácia, Fiuk, Fábio Júnior e Paralamas do Sucesso.

Em Belém ai ser meio cabocal, meio gutural. Cabocal pelo internacional do tempo de cabral Double You e gutural pelo soulman Billy Paul além da sonante Bateria Escola de Samba da Mangueira, que vem com mulatas, ritmistas e o cantor Igor Viana. Arrasou Belém.

Manaus é a única que colocou grande quantidade e pouca… dissonância. Pra uma cidade sem artistas haverá (no singular) quatro pontos na não-cidade de Manaus (Ponta Negra, Itauba/Jorge Teixeira, Sambodromo e Antônio Aleixo) atrações chifrais, serviçais e croquetais além da dor nacional dos globotários Bruno & Marrone, Calcinha Preta. Para um povo permanecer na privação de inteligência e resignação … e nunca acordar.

Porto Alegre recebe no espaço cultural da Usina do Gasômetro os gauchos do Rock de Galpão, união de Neto Fagundes com os roqueiros do Estado das Coisas; do Grupo Zueira; e da Banda Premier. Muita Piração e pouco chimarrão.

– A terra do sol Fortaleza tem um pesadelo a juntar os cansados Ivete, Titãs. Ainda sobra para a apresentação do cearense Fagner. Mas a única que salva é aquela que surgiu no coletivo Massafeira e continua na criação: Mona Gadelha.

– A cidade de Aracajú em seu acordar com a Orla de Atalaia receberá a animada mais repartida Daniela Mercury e a cantora sergipana Maysa Reis.

Nos avisem dos demais que queremos acordar ano que vêm..

  • E pro ano que vem cinemas também…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: