Notas lambebotas

Gravura de Francisco de Goya y Lucientes presente na mostra

  • O cofre da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro foi aberto e dele foram pegos diversos tesouros raros… Só que estes segregos foram pegos para a mostra inédita “Mestres da gravura”, em cartaz no Museu Nacional dos Correios em Brasília. Parte do acervo de mais de 30 mil gravuras da BN traz obras a partir do Século XV. As gravuras tem uma importância histórica e vieram com a família real. De diversos artistas e escolas européias a mostra tem  obras de Albrecht Dürer, Lucas Cranach, Rembrandt van Rijn e Francisco de Goya y Lucientes.
  • O Centro Cultural  Banco do Brasil do Rio de Janeiro apresenta a partir desta  quarta (1)  até o dia 12 a mostra do cineasta e artista húngaro Péter Forgács reconhecido pelos seus cinemas re-familiares  e obras experimentais. Ainda pouco explorado pelo Brasil, é uma oportunidade para reconstruir imagens em movimentos de família que não lhe são familiares.
  • A cidade de Londres esta com seu Ballet esbasbacado. Isto pois o Royal Ballett, da Royal Academy of Dance sofreu o abandono de um de seus principais nomes o jovem ucraniano Sergei Polunin que a uma semana da estréia de um espetáculo  decidiu cair fora. Ele interpretaria  junto à romena Alina Cojocaru, o papel protagonista de “The Dream”, de Frederick Ashton e com partitura de Felix Mendelssohn. Segundo os jornais britânicos ele provavelmente irá ter uma vida fora do balé que é seu sonho e abrir um salão de tatuagens.
  • O Centro Cultural Correios de Recife continua nesta semana suas atividades formativas gratuitas. Hoje (28) a partir das 9h30  ocorre uma mesa de discussão sobre intercâmbios internacionais de arte com Celso Curi, o argentino Marcelo Castillo  entre outros. Amanhã (29) e segunda (30) ocorre às 13hrs e 18hrs respectivamente Debates de dança com diversos espetáculos além dos Debate de teatro para adultos com várias encenações.

  • A partir desta quarta (1) o Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo exibe uma mostra do cinema marginal da Bocadolixo de “Jairo Ferreira – Cinema de Invenção”. O diretor e crítico de cinema trabalhou em vários filmes experimentais e de baixa difusão com foco no terr(i)or e  documentais.
  • O 1º Festival Internacional de Arte de Brasília prossegue em sua programação com a Retrospectiva Lars Von Trier no Centro Banco do Brasil durante toda a semana. Hoje (29) às 20 horas em Taguatinga a matogrossense Vanessa da Mata. Durante a semana vários espetáculos de teatro, além de alguns de danças no Teatro Nacional como “Buquê, as Margaridas”  (dia 01) e “Máquina Hamletfisted” (2).
  • A partir desta segunda(30) e até o próximo domingo (5) ocorre o “4º Festival do Juri Popular” em diversos locais do país: Aracaju, Belém, Boa Vista,  Belo Horizonte, Corumbá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Maceió, Goiania, Natal,  São Luiz, Vitória, João Pessoa, Palmas, Paraty, Porto Alegre,  Rio Branco, Salvador, Santa Maria, São Paulo e Vitória. Vá, veja e vote.
  • O movimento Occupy Wall Street continua com toda sua força e está lançando o “Occupy This Album”  que conta com músicas de Yoko Ono, Debbie Harry, Jackson Browne, Third Eye Blind, Crosby and Nash, Tom Morello, Thievery Corporation, Warren Haynes e Immortal Technique e Willie Nelson.O Cd vai auxiliar financeiramente nos movimentos de ocupação contra a desigualdade econômica dos 1% mais americanos que detêm mais de 40% das riquezas.
  • Os sempre carnavalescos do Palavra cantada farão nesta semana o tradicional baile ‘Carnaval Palavra Cantada’ da dupla Paulo Tatit e Sandra Peres em São Paulo neste domingo (29) no HSBC Brasil e depois vai para uma apresentação em Salvador que acontece no Barra Salvador Hall.  Além das clássicas marchinhas haverá um baile de fantasia e muito frevo e samba. O único inconveniente é o segregador preço da entrada que varia de 60 a 120 tocos.  Assim o Pierrot chora ainda mais…

  • Começou nesta semana no Instituto Cultural Cravo Albin (ICCA) no Rio a exposição de um dos grandes cineastas e músicos brasileiros Sergio Ricardo que fará em breve  80 anos. O músico descendente de sírios começou como pianista, contornou a bossa nova, quebrou o violão após ser vaiado em um festival de música popular enquanto cantava “Beto bom de bola” e ainda participou de trilhas de Glauber Rocha como “Deus e o diabo na terra do sol”. Além de fotos, a mostra traz vídeos, concertos,músicas, espetáculos de cordel como , o concerto Estória de João Joana, o único cordel escrito pelo poeta Carlos Drummond de Andrade  e musicado por Sérgio.  Em junho, o mesmo concerto terá uma outra apresentação a céu aberto na comunidade do Vidigal, onde vive Sergio Ricardo. A mostra fica até 25 de fevereiro mediante agendamento prévio, pelo telefone (21) 2542-0848. 
  • O Museu de arte de São Paulo- MASP  está com uma mostra de 370 peças italianas que remontam desde o fim da República até o Império e trazem muita cultura italiana. Com organização cronológica a exposição conta com explicações históricas, mapas e documentos e traz estátuas milenares como a de Íris, Jupiter, Julio César e os afrescos da vila de Pompeia engulida pelo Vesuvio.
  • Brasil lança arte e Cuba … Esta é a idéia da mostra “Entre Trópicos – 46º05′: Cuba / Brasil”  que acontece até o fim de março  na Caixa Cultural do Rio que traz 11 artistas de cada país que tem para cada obra de um artista uma relação de correspondência ou dissonância entre as nações.Com curadoria de uma cubana Íbis Hernández, uma das organizadora da Bienal de Havana, e uma brasileira Marisa Flórido a mostra traz instalações, pinturas, desenhos, gravuras, esculturas e vídeos. E vamos a escalação cubana Aimée García, Abel Barroso, Douglas Pérez, Duvier del Dago, Fernando Rodríguez, Glenda León, Iván Capote, Lázaro Saavedra, René Francisco Rodríguez, Yoan Capote e Ibrahim Miranda. No time brasileiro Nelson Leirner, Paulo Bruscky, Regina Silveira, Cristina Salgado, Nelson Félix, Cadu Costa, Alexandre Vogler, Chang Chi Chai, Rosana Ricalde, Monica Nador e João Manoel Feliciano.
  • Amy Winehouse está em nós. Além das vivências que temos dela sempre agora o estilista e amigo de Amy, Jean Paul Gaultier, trouxe sua coleção de primavera mostrando e estilo e charme dde Amy em suas roupas. Isto é mais que um tributo, mas o seguimento do fluxo artístico deixado pela lança de Amy. Vestidos Cocteis, saias caídas e camisas pólos. Gautier ainda afirmou que “Amy Winehouse foi verdadeiramente um ícone da moda”.

  • O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural  do Ministério da Cultura criou um novo bem registrado do Patrimônio Cultural Brasileiro: as Bonecas Karajá. Produzida pelas famílias indígenas, muitas vezes são a única fonte de renda das famílias. A proposta foi concebida junto as lideranças indígenas das aldeias Buridina e Bdè-Burè, de Aruanã, Goiás  e das aldeias Santa Isabel do Morro, Watau e Werebia, da Ilha do Bananal, Tocantins.
  • Depois da literal separação do Sonic Youth os fãs vão ter que curtir os progressos também separados. Isto por que Kim Gordon está com um novo projeto sem Thurston: o Body/Head ao lado do guitarrista Bill Nace. A primeira apresentação dos dois será no dia 22 de fevereiro no mini-pub londrino Café Oto. O Body/Head é uma improvisão com inspiração no velho Pink Floyd e na cineasta Catherine Breillat. E tudo 100% pro seu lado.
  • Seguindo um novo estudo de pesquisadores espanhóis publicado esta semana fritar alimentos com azeite de oliva ou óleo de girassol, ricos em gordura não-saturada, não faz mal para o coração. O mesmo não se aplica em óleos de cozinha  de origem animal. Durante 11 anos acompanhou-se mais de 41 mil participantes adultos, residentes em cinco diferentes regiões da Espanha e de hábitos alimentares variados, foram acompanhados ao longo de 11 anos. No início nenhum  tinha sinais de doença cardíaca, mas no fim houve 606 incidentes relacionados a problemas cardíacos e 1.134 mortes. As mortes estavam relacionadas não ao fatodo consumo de alimentos fritos, mas ao tipo de óleo usado na fritura.A Fundação Britânica para o Coração recomenda trocar óleos ricos em  gordura saturada, como manteiga e óleos de origem animal e de palma por outros ricos em gordura não saturada, como azeite de oliva e óleo de girassol.
  • Recife será palco de mais um encontro alegre e carnavalesco. O folião eterno Siba lança o seu “Avante” hoje (28) no Rua da Moeda a partir das 21hrs com entrada gratuita e muito frevo, maracatu e forró em nosso carnaval.

E vamos pelos caminhos brandos e  que renovam para que os lambebotas dissolvam

Etiquetas: , , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: