UM CURSO DESEJANTE PARA VAN GOGH

Londres , começo de janeiro de 1874

Os ‘lesmas’, efeito de neve (1870), FLEURY CHENU

   Les trainards, effet de neige , Paris, Musée d’Orsay

Van Gogh que está em Londres e respira arte e escreve para o irmão suas percepções , desejos e faz uma troca de pintores que admira:

“Escrevo abaixo alguns nomes de pintores de quem eu gosto particularmente: Scheffer, Delaroche, Hébert, Feyen-Perrin, Eugène Feyen, Brion, Jundt, George Saal, Israels, Anker, Knaus, Vautier, Jourdan, Jalabert, Antigna, Compte-Calix, Rochussen, Madrazo, Ziem, Boudin, Gérôme, Fromentin, Tournemine, Pasini, Decamp, Bonington, Diaz, Th. Rosseau, Troyon, Dupré, Corot, Paul Huet, Wahlberg, Jacque, Otto Weber, Daubigny,  Bernier, Émile Breton, Chenu, …”.

Fleury Chenu foi um pintor francês cujo o nome real era Augustin Pierre Bienvenu Chenu e cujo principais tipos de pinturas eram retratos, paisagens (principalmente de Lyon ou paisagens com neve), de animais e do cotidiano. Seu nome Fleury é também considerado para que não se confunda com outro artista, o gravurista produtor de agua-fortes do rococó francês (a partir de 1730) também chamado Pierre Chenu.

Nascido no dia 12 de Maio de 1833 em Briançon nos Alpes franceses. Aos 13 anos se mudou com sua família para Lyon e em 1847 entrou para a Escola de Belas Artes (Ecole des Beaux-Arts), onde estudou pintura com Jean-Claude Bonnefond e Michel-Philibert Genod, além de trabalhar com o pintor de animais Jean Baptiste Louis Guy .

Ainda no ínicio de sua carreira de amador ele trabalhou pintando decorações em murais para ganhar sua sobrevivência. Com o tempo ele começou a pintar a cidade e o interior ao refor de Lyon, se juntando com Jean Baptiste Beuchot e Joseph Benoit Guichard. Em 1854 faz sua estréia no Salão de Lyon em 1854 e 1855 com “Annibal defendem os romanos em Cannes” e “Efeito da manhã”.

Por volta de 1858 passa a integrar a um grupo de artistas românticos que incluia os pintores Francis Verney, Antoine Vollon, Joseph Ravier e Joseph and Jean Antoine Bail. Sua estréia no Salon parisiense é em 1867 com “Sobre o cais” e “A Neve”, fazendo Alexandre Dumas perceber seus trabalhos.

Ele morreu no dia 9 de maio de 1875 em Lyon, estando enterrado no cemitério de Loyasse.

SOBRE A OBRA
O Segundo Império na França sempre manteve, na metrópole e suas colônias, uma armada importante afim de sustentar, com diversas fortunas, tanto a segurança nacional quanto a defesa dos interesses e posses no estrangeiro.  Reservado aos fieis do regime segundo uma organização hierárquica que empregou largamente as concepções militares do primeiro império, o oficial de uma armada permanente e numerosa não apresentava fora do conflito, o rigor que seria esperado daquela instituição. Apesar as frequentes caminhadas militares, as grandes manobras e a expedição do México a partir de 1861, que os jornais regularmente reportavam, após as vitórias heróicas nos anos de 1840, em Sébastopol, Magenta ou Solférino, o exército francês parecia dormir num sonho de glória que se interrompe brutalmente em Sedan, quando a França de Napoleão III se rende ao exército prussiano (alemão), encerra seu segundo império e inicia a fase da Terceira República Francesa.
 

Com um tratamento virtuoso dos fenômenos atmosféricos ligados a neve, a chuva e a neblina nas composições quase monocromáticas unicamente reveladas de alguns toques de cores, Fleury Chenu recebe as graças da críticas por seus envios ao Salon de 1867 e ao de 1868, edição que obtêm uma medalha. Durante o Salon de 1870, exibe novamente uma vasta paisagem de neve de construção minuciosa, sua simpres e eficaz composição é adquirida pelo Estado Francês pelo preço elevado de 8 000 Francos.

A paisagem é plana e se perde no horizonte, esbarrando sobre uma vila quase indistinta no plano traseiro. Ocupando quase um terço do alto, a paisagem nevoenta onde dominam os brancos e escuros é somada a um céu cinza-amarelado, carregado de ameaças, onde se distingue malmente uma lua cheia laranjada e onde circulam os corvos de mau-agouro. A animação colorida por si só entre estes dois universos gelados se encontra no centro da parte inferior, sobre a estrada que traça um sulco grisalho onde “os granadeiros (soldados a pé) escoltam uma carruagem onde está deitado um soldado doente e conduz um camponês” (Théophile Gautier). Apesar da animação que se introduz no grupo militar de atitudes variadas e a presença anedótica de um cachorro, a neve que tudo cobre faz pesar sobre o conjunto da composição um cobertor de silêncio.

Ilustração reconstruida no atelier por um paisagista, esta cena militar participa das numerosas produções anedóticas inspiradas por uma armada em busca de ideais, a partir do meio dos anos de 1860. Apesar das numerosas intervenções armadas (Argélia, Rússia, México…), os dirigentes políticos franceses após a Restauração se opõe a herança guerreira dos anos revolucionários e não mantêm mais a doutrina de guerra que tinha fundamentado o período de 1789-1815. Os regimentos militares de 1831 e 1863 fornecem poucas referências aos diferentes corpos da hierarquia militar e defende uma ação defensiva (trincheiras-abrigos, fogo a longa distância…) contrária a tradição francesa. O grande projeto de reforma do marechal Niel foi recusado em 1868, e o exército mantêm o sistema de sorteio, pouco mobilisador. Apesar de sua vontade em ter o papel de comandante como chefe das Forças Armadas, Napoleão I não saberá liderar suas tropas. D, o imperadorl’empereur ne saura mener ses troupes. Assim, a frança  buscará confrontar um problema duplo: a falta de uma doltrina de guerra e um líder para a aplicar.

______________________________________________________________

Às sextas e terças, esta coluna traz obras digitalizadas de outros pintores que influenciaram o pintor monoauricular Van Gogh e obras suas, mas tão somente as que forem citadas nas Cartas a Théo, acompanhadas da data da carta que cita a obra, bem como as citações sobre ela e uma pequena biografia de seu autor. Para outros olhares neste curso, clique aqui.

Etiquetas: , , , , , , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: