O SEMPRE NOVO TORNEIO DE PIÃO: MAIS UMA PRODUÇÃO DAS CRIANÇAS AFINADAS

No último domingo na sede do Kinemasófico localizada na Rua Rio Jaú em Manaus, a brincadeira começou mais cedo por volta das 17 horascom o a Primeira Rodada do Torneio de Pião produzido pelas crianças afinadas.

Depois da distribuição dos peões, feita há pouco mais de um mês, as crianças treinaram e se prepararam para o torneio, onde o mais importante não é ganhar e sim produzir o brincar.

No início da brincadeira, todos os piões estão dentro do segundo círculo e cada criança  tem que rodar o pião, pega-lo na mão e ir retirando um por um. Caso o pião não rode, ou não toque no outro pião a vez é passada. O vencedor é aquele que  primeiro retirar e depois colocar todos de volta no centro.

E começada a brincadeira com os piões no centro da roda, a cada jogada era uma consolidação da  brincadeira, que logo foi ficando mais emocionante. Aos poucos a rodada ficou cada vez mais disputada ficando difícil saber qual seria o resultado.

Ponto a ponto, girada a girada, os piões foram iluminando a boca da noite que chegava com a rodada e a brincadeira dos grandes piões do universo: o sol sendo tirado do círculo pela lua. A competição estava empatadatendo William, Michael Douglas e Anderson um pião dentro do círculo. Chumbinho, Tiago eoutras crianças estavam com seus piões já próximo do círculo.Porém assim como a vida é feita de acasos, os piões giraram no acaso da brincadeira.

Na última rodada o talento de Tiago girou e se colocou dentro do círculo, fazendo com que ele se sagrasse o vencedor da primeira etapa do Torneio.  Com esta vitória, Tiago disputará a grande final com o vencedor da próxima etapa do Torneio de Pião, que ocorre no fim da tarde deste domingo e que será seguida de uma grande festa, pois assim como a brincadeira, a vida tem que se renovar em festa. E roda, pião!

Etiquetas: , , , , , , , , , , ,

2 Respostas to “O SEMPRE NOVO TORNEIO DE PIÃO: MAIS UMA PRODUÇÃO DAS CRIANÇAS AFINADAS”

  1. Izabela Says:

    Gostei muito da ideia, dessa prática, as crianças precisam brincar dessa forma, favorece a socialização. Parabéns. Gostaria de saber como faço para comprar uma quantidade de pião? Onde eu encontro?

  2. esquizofia Says:

    Companheira Izabela.
    Achar pião é uma tarefa as vezes difícil dependendo onde você está. Talvez seja mais fácil fazer em goiabeira com um prego. Procure nos bazares populares na sua cidade onde vendem brinquedo. Outra opção é o mercado livre com link abaixo
    Abraços
    http://lista.mercadolivre.com.br/pi%C3%A3o-de-madeira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: