Notas sardentas


  • Recife recebe hoje (28) às 22 horas uma das mais talentosas violonistas do mundo que se apresenta no Santander Cultural Recife  a partir das 22 horas. Trata-se da violonista e compositora sueca Celia Linde que traz toda sua maestria junto com seu violão para uma memorável apresentação somente hoje com ingressos a 5 reaus. Violanize-se.
  • Em homenagem ao dia do Trabalhador a cidade de Brasilía recebe o XIV Show Cultural de Capoeira no Centro Cultural Grito de Liberdade Mestre Cobra. As atividades começam hoje às 17 horas com rodas de capoeira, espetáculos quilombolas. Na terça a festa começa as 09 horas com muitas brincadeiras com a família, com grupos culturais, tambor de crioula e bumba meu boi.
  • O espaço do Viva Favela (ou Viva Rio) inaugurou nesta semana uma exposição  coletiva que reúne fotografias de manifestações de fé, homenagem e adoração ao Santo Jorge Guerreiro em favelas, periferias e comunidades. Esta mostra vai além das fotografias e apresentações artísticas e audiovisuais.  Isto também somado ao som do DJ Jailson e Juan Dj Mirim; o espetáculo “Adoráveis Malandros”; dança afro e street dance do Grupo Recriando Raízes ; capoeira . A exposição é gratuita e vai até o fim de maio.
  • Atenção gorditos… Seus dias gordurosos podem estar contados. Um estudo da Universidade de Delaware publicado nesta semana mostra a razão na qual uma célula tronco se transforma em uma de gordura: uma proteína, a endoglina. Não entendeu? Com este estudo vão surgir outros que vão descobrir como esta tua coisa obscena abaixo do torax é formada.  Troncos pra que te quero…

Rapper Criolo e Spike Lee

  • O cineasta Spike Lee está fazendo um documentário sobre o Brasil chamado Go Brazil Go. Um de seus encontros desta visita foi um encontro/entrevista com a presidente Dilma Rousseff. Ele ainda vai mostrar um pouco das artes, cultura, esporte e política do país. Ainda bem que Lee produz melhor os documentários do que seus longas.
  • Atenção realizadores de cinema para crianças! O 10° Festival Internacional de Cinema Infantil – FICI/2012 está com inscrições até 11 de maio para cinemas voltados ao devir-criança, e que serão projetados em dez cidades brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro, Niterói, Brasília, Campinas, Santos, Belo Horizonte, Aracaju, Salvador e Recife).  Então se liga para que a produção flua…
  • O projeto Shows Rumos Música Coletivo apresenta com entrada franca neste fim de semana às 20 horas na sede do Itaú Cultural algumas apresentações com o melhor de nossa música. Hoje rola o som de Carlos Amaral (SP) e Renato Savassi (MG) que aquecem o palco para que amanhã (29) se apresentem Vanja Ferreira (RJ) e Itamar Vidal (SP). Se liga ôsom..
  • Simplesmente Inédito. Este é o nome da série músical que vem acontecendo no Centro Cultural Banco do Brasil e que mostra os talentos musicais desconhecidos por este Brasil afora. Nesta terça (1) o Centro festeja os trabalhadores com Linhagens – Quinteto Mauricio Carrilho. Que corra os carrilhões da boa música.

  • A apresentação que a querida cantora islandesa Björk que ocorreria no Festival Sonár em São Paulo foi cancelada e ela será substituida por Kraftwerk. Infelizmente Björk está com um nódulo nas cordas vocais e tem de ficar em repouso. Aos fãs o lamento de não poderem ouvi-la cantar por aqui. Que o frio da Islândia  faça bem as cordas vocais da cantora. Mas se ela quiser nosso calor estaremos por aqui…
  • Médicos alemães estão aprimorando suas técnicas de diagnóstico do câncer de mama. Um médico bastante experiente sente  alterações de 1,5 centímetros no tecido mamário, enquanto uma examinadora cega pode sentir  milimetricamente. Com auxílio de mulheres cegas, os médicos vem conseguindo um resultado muito melhor ao ser associado com os métodos convencionais, o que foi comprovado no estudo publícado nesta semana.
  • A Cinemateca brasileira exibe nesta segunda (30) dentro da sua sessão cirúrivica Averroes  o longa-metragem Copacabana, de Carla Camurati. A obra de 2001 é uma comédia sobre a vida e velhice de um fotografo que vai completar 90 anos e revisita toda sua vida afetivamente, mostrando a partir de si a transformação da praia mais conhecida do Rio. A sessão começa as 19 horas e contará com debate do médico Luiz Roberto Ramos, da diretora Carla Camurati e do jornalista Sérgio Gomes.
  • Sabe aquele orégano esperto que se coloca na pizza? Segundo pesquisadores da Universidade de Long Island  esta erva pode ajudar a combater o câncer de próstata. Isto pois um de seus componentes o carvacrol produziu a apoptose (autodestruição celular ordenada) nas células doentes. Por isso ao pedir aquela pizza não esqueça do recheio extra…

  • Um dos mais geniais músicos que este planeta já experenciou completaria 100 anos em setembro. Em comemoração a ele estreia hoje (28) a exposição “Begin Anywhere: Um século de John Cage” no Museu de Arte Moderna(MAM) do Rio. Até o dia 20 de maio estarão expostas partituras (bem estilizadas) e obras que dialogam com ela, como o próprio Cage fizera outrora em galerias. Esta música experimental baseada nos happenings (acontecimentos) influenciou toda uma geração de músicos clássicos e populares. Além da exposição no dia 12 de maio às 17 horas acontecerá uma “Experiencia Cage”   com uma performance musical com Vera Terra, Guilherme Vaz, Paulo Vivacqua e Gabriela Geluda. A entrada gratuita… mas deixe os ouvidos já formados em casa e busque pelo silêncio da criação…
  • Já haviamos falado nos benefícios de tomar uma quantidade controlada de aspirinas para fins cardíacos. Pois bem. Agora uma nova pesquisa sugere que pacientes de câncer no intestino que tomam aspirina podem reduzir em um terço o risco de morrer por causa da doença. O estudo foi publicado no British Journal of Cancer e controu com  4.500 pacientes holandeses que tomaram baixas doses diárias. O estudo de quase 10 anos mostrou que os pacientes que tomaram apenas depois do diagnóstico foram o que melhor mostrou chances de sobrevivência. Mesmo assim o estudo não é conclusivo e pode haver reações perigosas. Procure seu médico e lembre que aspirina não é drops….
  • Na sala Plínio Marcos da Funarte em Brasília ocorre nesta semana  o Festival Internacional de Dança que receberá quatro espetáculos nesta semana. Quarta e quinta (2 e 3) é a vez de “Da ponta da língua à ponta do pé”. Na sexta (4) “Solos Stuttgart” mostra espetáculos  de Burkina Fasso, México, Itália e Polônia que foram premiados na cidade alemã. No próximo sábado (5) é a vez da homenagem “Diálogos sobre Nijinski”  e domingo(6)  El Agujero del Avestruz. Ingressos a 10 tocos inteiros.
  • E como o Distrito Federal entrou na dança ele promove o Fórum de dança do DF que durante suas atividades apresentará  uma síntese de um dos trabalhos da dançarina, pesquisadora, professora e atriz Mirabai.  O evento ocorre hoje (28) às 20 horas na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional, com ingressos a 10 toques.

 Do amor de Agnes Varda e Jacques Demy nasceu Mathieu. Do amor de Mat pelo cinema nasce o novo para você…

 

Etiquetas: , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: