Prédio do Cine Belas-Artes é tombado… falta só o Cine

Imagem de outrora que não existe mais. Possibilidade utópica de retorno ou um falso problema?

O Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico de São Paulo (CONDEPHAAT) aprovou uma ação que havia sido várias vezes postergada: o tombamento do prédio do onde funcionou o Cine Belas Artes, espaço tradicional do cinema na cidade de São Paulo, e que agora é considerado Patrimônio Cultural Paulista. A decisão deve ser publicada amanhã (16/10) no Diário Oficial.Lembrando que o prédio já havia tido seu tombamento negado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico de São  Paulo (Conpresp).

O Cine Belas-Artes não existe mais. Mas o prédio e a memória existem. Nossos leitores acompanharam pelo nosso bloguinho (nas colunas de sábado) a luta do dono do cinema André Sturm contra o proprietário do imóvel que queria o imóvel a todo custo, colocando um preço de aluguel cada vez mais alto. Colocamos aqui as manifestações e luta, além de um pouco da história do cinema, e um povo que foi privado do acesso a cultura.

Para os empresários reacionários aquilo era um sacrilégio: como um espaço dito nobre na esquina da Avenida Paulista com Avenida  Consolação poderia continuar sendo um cinema. Porém hoje estes empresários “sentiram” a importância do imóvel para a história paulista. Assim o proprietário tem o dever de preservar a fachada do prédio, incluindo a visibilidade das vidraças, respeitando-se recuo de 4 metros.

Mesmo com o dono do prédio continuar com a posse, e com o direito de fazer uso do interior do imóvel como bem entender, mas o prédio não poderá ser modificado e nem demolido. Além disso foram feitas uma série de restrições, que futuramente podem auxiliar na instalação de um cinema no local. Hipoteticamente, caso o imóvel venha a ser vendido, a União, o Estado e o Município, nessa ordem, terão direito de preferência para aquisição – e, talvez enfim o espaço do cinema em São Paulo possa renascer da celulose e das imagens… Uma batalha foi vencida. Que no fim vençam as belas artes

Etiquetas: , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: