Notas pavorosas

  • O querido Benedito João dos Santos Silva Beleléu  Vulgo Nego Dito mais conhecido pelas paradas de  sucesso como Itamar Assumpção está mais dito do  que nunca com sua sempre nova produção “Itamar  Assumpção – Cadernos Inéditos” que terá seu  lançamento nesta quinta (1) no Itaú Cultural a  partir das 18 horas com entrada gratuita e  ingressos distribuidos antes. No evento haverá  leituras, debates e a exibição do doc Daquele  Instante em Diante. Os cadernos de Itamar foram  organizados pelas filhas Anelis e Serena trazem  mais de 600 poemas, letras de músicas e textos  inéditos escritos por Itamar.
  • A brincadeira das crianças grandes Sandra Peres e  Paulo Tatit com o Palavra Cantada continua rodando  o país e desta vez se apresentam hoje (3) no  Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília  às 19 horas com ingressos a partir de 80 tocos…  Como custa caro ser criança…
  • A Agência Nacional do Cinema divulgou nesta semana  a lista dos sete vencedores do Programa de  Incentivo à Qualidade do Cinema Brasileiro – PAQ  que premia em 100 reais cada produtor. Diferente  de uma lista oscariada, os presentes deveriam  refletir na verdadeira produção do cinema  brasileiro, e não dos filmes mercadológicos. Mas  eis o grande erro de escolher o estúpido Tropa de  Elite como algo de qualis. Dos reais cinemas  nacionais foram premiados entre outros “Viajo  porque preciso, volto porque te amo”, de Karim  Aïnouz e Marcelo Gomes, “Terra deu, terra come”,  de Rodrigo Siqueira, “O Grão”, de Petrus Cariry,  “José e Pilar”, de Miguel Gonçalves Mendes. O  único que não tem nada de cinema é o que se quer  ser elite.
  • A Cinematece Brasileira de São Paulo celebra hoje  (27) a partir das 14 horas o Dia Mundial do  Patrimônio Audiovisual Trazendo os filmes  nacionais As amorosas, de Walter Hugo Khouri;  Adultério à brasileira, de Pedro Carlos Rovai;  Bebel, garota propaganda, de Maurice Capovilla;  Iracema – uma transa amazônica, de Jorge Bodanzky  e Orlando Senna e Como ganhar na loteria sem  perder a esportiva, de J. B. Tanko.

  • Uma das mais importantes atrizes de cinema e  teatro da Suécia, a sempre bela Anita Björk, parou  sua produção aos 89 anos. A atriz ficou conhecida  por papéis em cinemas de Ingmar Bergman como  Quando as mulheres esperam, Markisinnan de Sade e  Os criadores de imagem. Ela ainda trabalhou com  diretores como  Alf Sjöberg, Liv Ullmann, Bille  August, Bo Widerberg e muitos outros.
  • E amanhã (28) no dia da festa democrática da  escolha popular também se comemora o Dia  Internacional da Animação, data em que Emile  Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro  óptico no Museu Grevin, em Paris. E pra comemorar  a Cinemateca Brasileira apresenta com entrada  franca belas animações kinemasóficas (para  adolescentes) como os nacionais Cabeça de papelão,  de Quiá Rodrigues; Linear, de Amir Admoni; Um  lugar comum, de Jonas Brandão; O Rei Gastão, de  Diogo Viegas; e os internacionais, Yellow, de Ivan  Russev, IZLOG, de Vefik Hadzismajlovic, Greedy  boy, de Young Ha Kim.
  • Mais uma prova de que a vida não se segmentariza.  Assim como a atividade física é benéfica durante  toda a vida, na saude mental. Mens sana in corpore  sano. Assim a recente pesquisa da Universidade de  Edimburgo, na Escócia provou que a vida não pode  ser dividida. Nela descobriu que a atividade  física regular na velhice evita o encolhimento do  cérebro e outros sinais associados à demência. A  pesquisa feita com exames cerebrais provou que os  ativos fisicamente tem menor retração do cérebro e  quem fazia atividades de estimulação mental e  intelectual, como leitura, palavras cruzadas, não  tiveram efeitos benéficos em relação ao tamanho do  cérebro. Então faça da vida um constante exercício  de movimento.
  • Ano que vem será um ano novo. Mas muita coisa será  revisitada. Uma delas é a vida e a música de Amy  Winehouse que será explorada em uma peça a ser  apresentada em Copenhagen. Sem o envolvimento da  família de Amy na produção a peça vai tratar  também sobre a grande pressão da imprensa  sensacionalista e parasitária. Para o texto da  encenação serão usados como fontes discursos,  entrevistas, letras e depoimentos.Amy is Back in  black..

  • Ouve.aí Alice Caymmi no Oi Futuro Ipanema nesta  terça (30) as 21 horas. Ela é a mais nova  representante do clã Caymmi, sendo neta de  Dorival, e filha de Danilo. Além de cantora ele  compõe  e tem fortes influências como Dave Matthews  Band e Björk. Ingressos a 20 pratas.
  • O projeto do Clube do Choro intitulado Meu caro  amigo Chico Buarque vai hoje (27) terminar a  programação do mês com Lidi Satier às 21 horas e  com ingressos a 20 tocos..
  • Para comemorar os 12 anos do Portelaweb,vai ter  uma grande roda de samba no Centro Cultural  Cartola,com a junção dos projetos Cine Debate e  Velhos Malandros. A festança é hoje (27) a partir  das 14 horas.
  • Na cidade de São Salvador, o Espaço Itaú de Cinema  Glauber Rocha, em frente a praça Castro Alvez  recebe hoje (27) a partir das 23 horas o Coletivo  NózMoskada para o Panorama Internacional coisa de  cinema, com uma madruga de imagens e ingressos a 5  gimbras.

  • Nesta semana o Instituto Moreira Salles no Rio de  Janeiro abriu para visitas com entrada liberada a  exposição “William Kentridge: fortuna” do multi  artista sul-africano que desenha, anima, esculpe e  filma. Por isto serão 38 desenhos, 27 filmes e  animações, 184 gravuras e 10 esculturas. Suas  animações são aulas de desenho e uso das cores. A  animação fica até fevereiro do ano que vem e segue  depois para  a Fundação Iberê Camargo, em Porto  Alegre, e a Pinacoteca do Estado de São Paulo.
  • O Festival Internacional de Cinema Infantil tenta  misturar o cinema shopicola com a animação de boa  qualidade. Nesta edição que envolve 10 cidades ,  chega enfim a vez de Brasília a partir desta  quinta (1) e traz algumas uma programação além  animação infantil. Os três filmes indianos O  circo, Keshu e Kalam e o Brasileiro Corda Bamba  prometem boas histórias. Além disso animações do  Anima Mundi como Os cachorrinhos, Zarafa,O segredo  da flor,  a pintura de princesa, O diário de terra  e longas não animados como o doc. Budrus, As  melhores coisas do mundo e Léo e Bia.

Os melhores da América estão e Havana. Um cinema coletivo de Laurent Cantet, Benicio Del Toro, Julio Medem, Gaspar Noé, Elia Suleiman, Juan Carlos Tabío, Pablo Trapero

Etiquetas: , , , , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: