Agenda Culturalis

5KOM9

  • São Paulo tem a zona Leste na veia musical e artística. Isto se une ao lançamento de dois trabalhos periféricos que serão lançados: “Banzo”, da banda Nhocuné Soul, e “Sujeito Periférico”, de Tita Reis. O primeiro tem levada samba-rock-soul com uma alma afrobrasileira, e o segundo é uma ação político-artística da classe trabalhadora enviezada na música. Banzo será lançado hoje (25) com entrada gratuita no Auditório do Ibirapuera  a partir das 21 horas com participação de Dolores Boca Aberta. Já no próximo sábado o Nhocuné Soul (Banzo) e Tita Reis (Sujeito Periférico) farão a abertura da Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Preto na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos na Penha em São Paulo a partir das 19 horas.
  • O Instituto Feira Preta promoverá amanhã (26) a partir das 16 horas no Centro Cultural São Paulo as “Pílulas de Cultura Feira Preta – Passados 125 anos de Abolição. E agora, o que somos?”, um encontro com entrada franca que visa trazer as artes para o debate sobre a abolição. O encontro contará com a participação do grupo musical Meninos do Barro Vermelho e da escritora e representante da Fundação Cultural Palmares em São Paulo, Cidinha da Silva que fará uma roda de conversa com a Secretária Matilde Ribeiro. Também irão marcar presença o rapper manu Réu, idealizador do Coletivo Literatura Suburbana.  Se liga na cultura afrobomsom.
  • O  balé O Lago dos Cisnes retorna ao palco Theatro Municipal no Rio após 7 anos, trazendo os primeiros bailarinos do San Francisco Ballet, a cubana Lorena Feijoo e o brasileiro Vitor Luiz, são convidados especiais, além de Márcia Jaqueline, Cláudia Mota, Filipe Moreira e Denis Vieira que são do Balé do Theatro. Juntamente com as apresentações começa o projeto Falando de Ballet que dará palestras sobre dança ao público. As apresentações ocorrerão neste fim de semana (24 e 25) e nos próximo. Nos dias 24, 28, 29 e 31 às apresentações começam as 20 horas e nos dias 25, 26, 30 e 2 de junho, ocorrerão às 16h e no dia 1º de junho, às 21h. Ingressos a partir de 25 reais para a galeria e 60 para o balcão superior.
  • A fotografia será o meio artístico presente em três exibições que começam nesta semana. Começamos pelo FotoRio 2013 – Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro, que será aberto para convidados na próxima segunda (27), às 19h, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), com a inauguração da exposição Charlotte Rampling – Álbuns Secretos. No dia seguinte (28), a mostra será aberta ao público, com entrada gratuita, ficando em cartaz até 21 de julho.
  • A Caixa Cultural do Rio recebe até 23 de junho a fantástica a World Press Photo, que reúne 154 registros de 54 fotógrafos de 32 nacionalidades enfocando o fotojornalismo em temas como política, economia, esportes, cultura e natureza.  A exposição itinerante que percorrá 100 cidades em 45 países, depois do Rio seguirá para Brasília e Fortaleza. A mostra tem entrada franca.
  •  Nesta quarta (29)  o Museu do Meio Ambiente, do Jardim Botânico do Rio de Janeiro inaugura a aguardada exposição Gênesis, do fotógrafo brasileiro mundialmente consgrado, Sebastião Salgado. A mostra que já passou por londres mostra imagens da Terra que permanecem imunes às transformações da modernidade: montanhas, desertos, florestas, tribos, aldeias e animais. Esta é a primeira grande exposição de Salgado em mais de dez anos e ficará em cartaz no Rio até agosto, seguindo depois para São Paulo.
  • O Conservatório Pernambucano de Música vai trazer uma verdadeira aula de guitarra hoje (25) a partir das 19 horas com o III Festival de Música Instrumental – Guitar Player Festival que ocorre com entrada franca. E as atrações são alguns virtuosis da guitarra brasileira:Mozart Melo, Breno Lira, Léo Lira, Rodrigo Morcego, Marcinho Eiras.
  • A Oi Futuro em Ipanema traz hoje em sua Levada o talento novo do cantor Juvenil Silva que toca seu rockmpb para você vê. Já na próxima sexta/sábado é a vez de Andréias Dias, uma cantora brasileira da cena popmusical que já conquistou muitos nomes de nossa música. Confira nossa sempre boa e nova música.
  •  O Cine Clube do Oi Futuro de Belo Horizonte apresenta hoje (25) um outro grande clássico do cinema “O Fundo do Ar é Vermelho”  de Chris Marker que fala sobre as experiências revolucionárias que ocorreram a partir da China, Cuba, Praga, Paris.
  • O ator e diretor africano Sotigui Kouyaté terá uma curta mostra dedicada a si a partir desta quarta (29) no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio. No cardápio filmes de diretores africanos como Mahamat Saleh Haroun, Rachid Bocharev e Christian Vincent.
  • O Morro do Borel  aproveita hoje (25) a partir das 14 horas para curtir mais um evento Amostra Grátis do Projeto Geringonça / SESC-Tijuca. O evento traz um encontro cultural de várias expressões e vertentes. Na parte da música que segura é Dj Tudo (SP), 3030, Serenata, Digitaldubs entre outros. Na dança tem a oficina do Passinho e apresentação de Amante das Artes, Cia Ato Arte, Connect Dance Crew, ainda rola artes visuais com Rosário, VH, Rodrigo Oliveira e um varal fotográfico. Tudo com entrada gratuita.

Etiquetas: , , , , , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: