Agenda Culturalis

Ibirapuera por Oscar Niemeyer

Ibirapuera por Oscar Niemeyer

  • O Ballet Stagium traz sua homenagem ao poeta e sambista paulista Adoniran Barbosa de São Paulo a Brasília onde se apresenta no teatro da Caixa neste fim de semana (8 e 9) sendo que no sábado as apresentações são em dobro às 17 e 20 horas e no domingo às 19 horas. O Stagium já dançou outros nomes da MPB como Vandré, Cartola, Pixinguinha entre outros. Ingressos a 20 reais.

 

  • A Mostra de Cinema de Ouro Preto (CineOP) traz a partir desta quarta(12) sua oitava edição que tem como temas “1964-1969: O Cinema Brasileiro entre o Golpe e o AI-5”, “Tempo de Compartilhamento”, “ experiências criativas com cinema de formação e produção audiovisual com cineastas, professores e estudantes.” Cinemas como Terra em Transe, de Glauber Rocha , Trilogia do Terror, de Ozualdo Candeias, Luiz Sérgio Person e José Mojica Marins; Francisco Ramalho Jr em Anuska, Mulher Manequim(1968, Maurice Capovilla com Bebel, Garota Propaganda, El Justiceiro, de Nelson Pereira dos Santos; Filme Para Poeta Cego, de Gustavo Vinagre, Construções De Memórias: A Comissão De Verdade No Brasil, de Érica Vieira e muito mais. Além disso haverá discussões e mesas redoncas como a “Por Dentro dos Filmes”, que traz Cléber Eduardo, Ismail Xavier, Hernani Heffner e João Luiz Vieira.

 

  • O espetáculo “Genesis” estreia hoje (8) às 19 horas no Anfiteatro Benjamin de Oliveira, núcleo Afroreggae no morro do Cantagalo. O mais importante é que o espetácula é a primeira apresentação profissional do grupo Afro Circo que traz na peça uma releitura da criação do mundo segundo a mitologia iorubá. Segundo esta história afro Olorum (Deus) quando criou o universo jogou na Terra cinco galinhas d’ angola e assim os continentes foram separados. O espetáculo fica em cartaz de até 30 de junho com apresentações todo sábado às 19h e domingo às 18h. A entrada é gratuita com distribuição de senhas uma hora antes do espetáculo.

 

  • A Oi futuro Belo Horizonte continua com seu espaço cineclube que hoje (8) às 19 horas traz um dos mais importantes cinemas de faroeste italiano, também conhecido como spaghetti western: Era Uma Vez No Oeste de Sérgio Leone que traz nomes como Claudia Cardinale, Charles Bronson, Henry Fonda e conta ainda com roteiro do mestre Dario Argento.

 

  • Na próxima sexta e sábado (14 e 15) a Oi Futuro de Belo Horizonte traz para seus palcos a cantora mineira Nathy Faria que foi fundadora da Banda Bala Black e traz seu MPB, soul, hip hop e música eletrônica. Ingressos a 20 reais para que a voz se ecoe…

 

  • Em Recife o São João está pegando fogo na fogueira e o Arraial da Praça do Arsenal traz amanhã (9) a partir de 19 horas uma série de atrações musicais com uma cantoria do maior cantador destes sertões junto com o galo: o cantoriador Xangai que subira no mesmo palco dos músicos Xavier, Boneco de Feira, Geraldo Maia. 

 

  • A Banda Chita Fina continua seu show ”Em homenagem a Luiz Gonzaga” que traz nesta época junina o bom e velho forrobodó do mestre Lua. E a cantoria acontece nas quintas de junho (13, 20 e 27) às 21 horas na Varanda do Sesi Rio Vermelho. O show traz uma memória viva da subjetividade do baião, xote,e forró. Entradas a 10 reais pro fole roncar gostoso.

 

  • O Centro Cultural Banco do Brasil do Rio traz até o próximo domingo (16) o “Cinesul 2013 – 20º Festival Ibero-Americano de cinema e vídeo” que homegeará o diretor argentino Eliseo Subiela e traz cinemas como O menino que mente de Marité Ugás, Florbela de Vicente Alves do Ó, Belo Monte, Anúncio De Uma Guerra de Hans Mülchi Bremer, Mataram Meu Irmão de Cristiano Burlan, Cirandeiro de Claudio Boeckel, Crisálida de Thiago Brito e Rafael Saar, Folclore de Kennel Rógis, Ouvir o Rio: uma escultura sonora de Cildo Meireles de Marcela Lordy. Haverá ainda uma mostra de cinema infantil com diversos títulos.

 

  • Clarice Linspector e seu universo. Este é o tema da peça Prazer que estreia neste fim de semana e fica em cartaz até o fim do mês trazendo as inquietações e angústias de quatro amigos que buscam a alegrica. A obra da Cia Luna Lunera tem colaboração do vídeoartista Éder Santos.

 

  • Estão abertas inscrições para o “9º Colóquio Fotografia e Imagem: Autografias” de Belém do Pará, que traz palestras, mesas redondas, leituras de portfólio e um workshop previstos para o período de 19 a 22 de junho. As inscrições podem ser feitas pelo sítio http://fotoativa.org.br/coloquio e para assistir e participar das mesas e autografias é preciso se inscrever por meio do formulário online disponível na página do evento.

 

  • A Casa da Cultura Ivan Marrocos em Porto Velho abriu inscrições até a próxima quinta (13) para a oficina Oficina “Outraciclagem Escultórica, a arte de esculpir com materiais descartados”. Para se inscrever basta acessar as no blog da casa, prenche-las e enviar para o casadaculturaim@gmail.com. A oficina ocorre de 17 à 21 de junho de 2013 e será ministrada pelo artista Franklin Cassaro (RJ), numa parceria entre a Funarte, Secel e Unir.

 

  • Um dos maiores guitarristas do Brasil, o virtuosi Kiko Loureiro traz na próxima sexta (14) a partir das 21 horas no Auditório Ibirapuera uma reunião com artistas com quem tocou ao longo de muitos anos para a gravação do DVD ao vivo The White Balance. No encontro não faltará jazz, violão acústico brasileiro e rock. Ingressos prasolarem a 20 reais.

 

  • A Cinemateca Brasileira em São Paulo traz a partir de amanhã(8) a mostra “Clássicos & Raros Do Nosso Cinema” que trará durante um mês o melhor do nosso cinema com entrada franca. Cinemas como ADULTÉRIO À BRASILEIRA de Pedro Carlos Rovai; AS AMOROSAS de Walter Hugo Khouri; ANJO LOIRO de Alfredo Sternheim; CABRA MARCADO PARA MORRER de Eduardo Coutinho; CIDADE AMEAÇADA de Roberto Farias; CONVERSAS NO MARANHÃO de Andrea Tonacci; CORRIDA EM BUSCA DO AMOR de Carlos Reichenbach ; O DRAGÃO DA MALDADE CONTRA O SANTO GUERREIRO de Glauber Rocha; IRACEMA, UMA TRANSA AMAZÔNICA de Jorge Bodanzky e Orlando Senna; QUADRINHOS NO BRASIL de Rogério Sganzerla e Álvaro de Moya e muito mais. Haverá encontros sempre às 18 horas com os cineastas Aurora Duarte (8), Paulo Sacramento (15), Andrea Tonacci (22), Maurice Capovilla(29) e João Silvério Trevisan (3).

 

  • O Cantor Luiz Melodia apresenta hoje no Sesc São Goncalo às 19:30 horas uma celebração dos 40 anos do lançamento de sua carreira. Em Luiz Melodia Trio, o cantor acompanhado por Renato Piau (violão), Charles Costa (violão de 7 cordas) e Alessandro Cardozo (cavaquinho), cantará grandes sucessos em versão acústica como Pérola Negra, Magrelinha, Farrapo Humano, Fadas e classicos da música nacional como Codinome Beija-flor e Contrastes. Ingressos entre 20 e 5 reais.

 

  • A Cia Vagabundos Nobres traz uma adaptação a a peça Esperando Godot de Samuel Beckett que estreia neste fim de semana (8 e 9) às 19 horas. A peça é apresentada na Sede da Companhia dos Atores no Rio junto a Escadaria Selarón. Ingressos a 40 reais e classificação 12 anos.

 

Etiquetas: , , , , , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: