E GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ, GABO?

gabo_marioguzman_efe.jpg

Cem Anos de Solidão não é nada para quem sempre viveu o Amor, mesmo, nos Tempos de Cólera. O filósofo Epicuro diz que “quando estamos vivos a morte não existe, e quando ela existe somos nós que não estamos vivos, por isso é preciso nunca pensar na morte”. Verdade e não verdade quando se pensa o homem como um ser universal, com sua humanidade, como mostra o outro filósofo Marx. Daí que enquanto houver um homem existindo todos os homens permanecerão existentes.

Mas um homem, ou vários, pode continuar existindo apesar de sua mortalidade. A mortalidade não é ó fim de um homem. Ainda mais quando esse homem pensou, em sua existência comprometida, com outras existências. Principalmente existências que precisavam continuar vivas para continuarem existindo. Como são os casos dos humilhados, perseguidos e ofendidos por classes opressoras. Essa imortalidade, comprometida encontra-se no colombiano, mas universal, Gabriel García Márquez, o Gabo. Escritor e pensador de várias gerações que vão além de Cem Anos de Solidão e não se submete ao Outono do Patriarca e, com todo respeito, nem as Memórias de Minhas Putas Tristes. Homem de consciência socialista e amigo de Fidel Castro, ele defende a dignidade dos direitos humanos. Não aceita a crueldade dos opressores contra os mais enfraquecidos.

Aos 87 anos, Gabriel García Márquez movimenta o mundo e, em especial, a América Latina. O Prêmio Nobel de Literatura, em 1982, é só uma homenagem que não alcança a potência de sua ventura humana, até mesmo em seu realismo fantástico, como mostra parte de sua literatura. Atingiu com seus pensamentos bilhões de pessoas com traduções em 40 línguas.

Imbricado com uma enfermidade desde o ano de 1990, sabe que todos nós somos, de uma forma ou de outra, personagens de uma Crônica de Uma Morte Anunciada.

Está valendo, Gabo!

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: