OS ESCRITORES BERNARDO KUCINSKI E ÍTALO TRONCA LANÇAM A OBRA: “PAU DE ARARA: A VIOLÊNCIA MILITAR NO BRASIL”

Hoje, dia 24, o jornalista, escritor e professor da USP Bernardo Kucinski, que foi perseguido no regime militar e teve sua irmã assassinada pelo mesmo, e o escritor Ítalo Tronca, lançam a obra Pau de Arara: A Violência Militar no Brasil. Trata-se de um livro que aborda a violência contra os direitos humanos no Brasil durante a ditadura militar que assolou o país entre os anos de 1964 e 1985. O livro também analisa o poder econômico na época além de apresentar documentos que afirmam o início da prática da tortura.

Há algo de muito importante histórica e politicamente nessa obra. Foi o primeiro livro a mostrar no exterior que o regime militar usava da tortura para calar os presos ou pessoas que manifestavam contra a ditadura. Seus autores lançaram a obra no ano de 1970, na França, e, em 1972, no México. Outro signo importante na obra: para que seus autores tivessem suas vidas resguardadas, seus nomes foram ocultados. Na introdução do livro lançado no país do filósofo da liberdade Sartre, os autores mostram suas preocupações com o futuro da sociedade brasileira sobre o regime de exceção.

“…levando em consideração as dificuldades inerentes a este tipo de obra, é possível que o texto apresente pequenas imprecisões. Será necessário esperar muitos anos antes de termos um quadro completo dos crimes cometidos pela ditadura atualmente no poder”.

O lançamento da obra inédita no Brasil é de autoria da Fundação Perseu Abramo. Nessa edição brasileira, os autores são apresentados de maneira fiel ao que representam como personagens que lutaram contra o regime opressor. Ela apresenta, ainda, uma homenagem ao jornalista Eduardo Merlino, preso, torturado e assassinado no DOI-Codi, em 1971.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: