CICLO DE CINEMA ÁRABE

Começou ontem, dia 25, e vai até o dia 28, o Ciclo de Cinema árabe promovido pelo Instituto Cultural Árabe com a parceria da produtora argentina Cine Fértil e o Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ cujo fim é comemorar os 10 anos de existência da entidade no Rio de Janeiro. Assim, promover o mundo árabe através de sua srealidades política, social e cultural.

A realização ocorre no cinema Joia, em Copacabana, e contou como tema de abertura o Grupo de Dança Hátor e o debate Conjuntura Política e Cultura na Palestina tendo como debatedor o escritor e pesquisador argentino-libanês, Saad Chedid e a professora e coordenado do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Beatriz Bissio.

 Para Geraldo Adriano Godoy de Campos, curador e diretor do evento e diretor cultural do instituto a migração de árabes para o Brasil fomenta a produção cinematográfica com esse tema e ajuda diminuir preconceitos.

 “O que percebemos ao longo dos anos, é que o público brasileiro demonstra cada vez mais interesse em conhecer essa cinematografia. A missão do instituto, criado há dez anos, tem sido mostrar a diversidade que existe no mundo árabe.

Ao mesmo tempo que o brasileiro vive no dia a dia um cotidiano permeado de cultura árabe, ainda existem focos de preconceitos, particularmente depois das transformações geopolíticas  de 2001.

Infelizmente, ainda vemos muitas representações midiáticas que deturpam as notícias que chegam sobre o mundo árabe. Então, por um lado, temos essa esta presença cultural imensa e, por outro, a necessidade constante de termos de reafimar, por exemplo, que o mundo árabe é muito diverso”, disse Geraldo

 O ciclo não exibirá apenas cinema genuinamente árabe. Também exibirá produções realizadas em parceria com diretores árabes e brasileiros como Constantino, de Otávio Cury; Sob o Véu do Islã, de Luiz Carlos Lucena; Hijab – Mulheres de Véu, de Paulo Halm; Habi, La Extrajera; de Maria Florência Álvares; Ok, Basta, Adiós, de Rania Attieh e Daniel Garcia. Entre outros imperdíveis para os cinéfilos e não cinéfilos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: