VOCÊ QUER SURREALISMO? TEM EXPOSIÇÃO DAS OBRAS DE SALVADOR DALÍ

O Instituto Tomie Ohtake reuniu 150 peças distribuídas entre 80 desenhos e gravuras, 29 pinturas e documentos e fotografias concedidas pela Fundação Gala- Salvador Dalí (Figueres), Museu Nacional Centro de Artes Reina Sofia (Madri) e o Museu Salvador Dalí (Flórida) e preparou a Exposição Surrealista de Salvador Dalí com obras desde o ano de 1920. A exposição além de mostrar a técnica do artista multiestético mostra também, suas influências, recursos temáticos, referências ideológicas e simbolismos.

Salvador-Dali-The-Persistence-of-Memory-1931

Essa vivência das obras de Salvador Dalí, você poderá realizar a partir do dia 30 no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB/Rio) embora a abertura ocorra já no dia 29. As vivências ocorrerão das quartas-feiras às segundas-feiras. Haverá uma palestra com a curadora da exposição e diretor do Centro de Estudos Dalinianos da Fundação Gala-Salvador Dalí, Montse Aguer.

“Queremos mostrar o Dali surrealista, mas aquele que se antecipa ao seu tempo, que é audacioso, que defende a liberdade de imaginação do artista em sua própria criação. Ao mesmo tempo, a mostra passeia pela trajetória e pessoal de Salvador Dalí.

Após a visita todos entenderão sua importância como artista, não só no surrealismo, mas na história da arte. Isso significa uma importante ligação com a arte contemporânea, enquanto Dalí parte de uma profunda compreensão e respeito pela tradição”, disse a curadora.

on_beach_salvador_dali_abstract_artwork_paintings_1440x900_73406

Para Marcelo Mendonça, gerente-geral do CCBB, a exposição tem magna importância, também, porque faz parte das comemorações da realização dos 25 anos do centro.             

“Em 2001, o CCBB exibiu uma das maiores mostras sobre o Surrealismo já realizadas no país. Foi um marco na história do Centro Cultural, tanto pelo acervo apresentado quanto pelo interesse do público.

Em 2014, ano que celebramos 25 anos da existência do CCBB, trazer para o Brasil o ícone do movimento surrealista é uma oportunidade para festejarmos o quanto o público das artes plásticas cresceu nos últimos tempos e como o Rio de Janeiro adquiriu uma nova imagem ao ser reconhecido como mais uma das grandes cidades do mundo a bater recordes de visitação em exposições de arte”, observou Marcelo.

Por sua vez, Ricardo Ohtake, presidente do instituto comentou como ocorreram os contatos para que a exposição fosse realizada.

ml0012

“Foram cinco anos de muitas tentativas e conversas com os detentores das grandes coleções de Dalí, para se concretizar as exposições do artista no Brasil, pela primeira vez com pinturas, e com maior concentração na fase Surrealista” comentou Ohtake.

A exposição vai ser uma loucura que só o Surrealismo pode proporcionar. Sabe lá o que é vivenciar algumas telas do período inicial do espanhol como Retrato del Padre y Casa de Es Llaner, de 1920 e Autorretrato Cubista do ano de 1923? Tudo expressando o seu conhecido método paranoico-crítico de interpretação da objetividade. Vivenciar sua contribuição para o cinema como Um Cão Andaluz, com Luiz Buñuel, A Idade do Ouro e Quando Fala o Coração dirigido por Hitchcock. Além de suas assinaturas em obras de outros famosíssimos surrealistas e dadaístas como André Breton e o marxista, Paul Eluard. Sem deixara de assinalar as ilustrações para os clássicos da literatura mundial como Don Quixote de La Mancha e Alice no País das Maravilhas.

Disappearing_Bust_of_Voltaire,_1941,_Salvador_Dali

Nada melhor do que um salto para além do chamado mundo real transportado por Salvador Dalí.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: