LANÇAMENTO DO LIVRO “BAGULHÃO”: A VOZ DOS PRESOS POLÍTICOS CONTRA OS TORTURADORES

Livro

A Comissão Estadual da Verdade de São Paulo lançou o livro, “Bagulhão”: A Voz dos Presos Políticos Contra os Torturadores. O livro tem como conteúdo depoimentos de presos políticos que foram torturados no período da ditadura civil-militar no Brasil entre os anos de 1964 e 1985.

O livro, além dos depoimentos, traz cartas dos presos e inicia com uma escrita no dia 23 de outubro de 1975 pelos presos políticos do Presídio Barro Branco, em São Paulo, e que foi enviada ao presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Caio Mário da Silva Pereira que indagado em uma entrevista ao jornal que ajudou a ditadura, Folha de São Paulo, se havia tortura no Brasil afirmou que não tinha conhecimento de denúncias concretas sobre tortura.

Como os olhos paranoicos da ditadura era quase que onipresente, os presos, para fazerem a carta chegar até o destinatário, resolveram camuflar a parte interna da parede de uma garrafa e a sua parte térmica. Nesse espaço, eles colocaram as páginas dos documentos. O que não comprometia o café. Como o café seria servido aos advogados dos presos, eles perceberam o lance genial e conseguiram pegar a carta e entrega-la ao presidente da OAB.

O episódio foi contado pelos ex-preso político, Reinaldo Morano Filho que era membro da Aliança Libertadora Nacional (ALN) e que ficou preso dentre os anos de 1970 e 1975.

“Como sobreviventes, nos colocamos como testemunhas de assassinatos e perseguição política que se fazia naquele momento. Daí resultou nessa carta”, disse Reinaldo Filho.

“Nós, presos políticos abaixo-assinados, recolhidos no Presídio da Justiça Militar Federal, São Paulo, tomamos conhecimento das declarações emitidas por Vossa Senhoria lamentando não haver conseguido ‘especificações objetivas’ por parte de pessoas vítimas de prisão irregular e arbitrariedades policiais. (…) Embora cientes das muitas denúncias concretas já havidas – inúmeras delas inclusive divulgadas mais recentemente por jornais brasileiros – vimo-nos na obrigação, como vítimas, sobreviventes e testemunhas de gravíssimas violações dos direitos humanos no Brasil, de encaminhar a Vossa Senhoria um relato objetivo e pormenorizado de tudo que nos tem sido infligido, nos últimos seis anos, bem como daquilo que presenciamos ou acompanhamos pessoalmente dentro da história recente do país”, diz trecho da carta.

De acordo como Reinaldo nenhuma ação negou a veracidade do conteúdo da carta. Para o ex-ministro da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República, do governo Lula, e membro atual da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, a carta é uma prova cabal de houve tortura.

“Esta é mais uma evidência, muito importante para o relatório final, para que não pairem dúvidas de que houve excessos e de houve dúzias de torturadores sádicos e que o regime criou uma estrutura de violações e a apoiou. Este é um documento curto, fácil de ler e que precisa ser multiplicado para que todos o conheçam”, disse o ex-ministro.

 O livro também traz as fotografias dos torturados para que eles sejam identificados pela sociedade pelos crimes que cometeram. Alguns já morreram, mas outros ainda encontram-se livres e impunes, como do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra que comandou o Doi-Codi de São Paulo. Local onde o jornalista Wladimir Herzog foi assassinado sob tortura comandada pelo coronel Ustra, mas ele nega que havia tortura.  E é dele a primeira fotografia no livro. 

Anúncios

Uma resposta to “LANÇAMENTO DO LIVRO “BAGULHÃO”: A VOZ DOS PRESOS POLÍTICOS CONTRA OS TORTURADORES”

  1. Lúcia Says:

    Onde comprar o livros?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: