FESTIVAL CINEFOOT É APRESENTADO NAS 12 CIDADES ONDE OCORREM OS JOGOS DA COPA DO MUNDO

Aldyr-Schlee-Foto-Guilherme-Taboada-31

Criado em 2010, o Festival CINEFoot é uma realização cinematográfica de filmes longa-metragem e curta-metragem cujas temáticas são o futebol, suas partidas e seus principais personagens. O acervo-cinematográfico-futebolístico é composto de obras do cinema brasileiro e do cinema estrangeiro.

O seu principal objetivo é mostrar durante as realizações das Copas do Mundo essas obras. Como a Copa do Mundo é no Brasil, como é mais do que óbvio, o festival vem realizando exibições nas 12 cidades-sedes onde são realizados os jogos da Copa. O festival conta com os filmes R49 O Meteoro Atleticano, de Diego Lisboa, que conta a vivência de Ronaldinho no Atlético Mineiro; Dossiê 50: Comício à Favor dos Náufragos, de Geneton Moraes Neto, que trata da autoestima dos jogadores que participaram da Copa de 50; Looking For Rio, de Emmanuel Bernard e Gilles Perez, entre tantos.

Para Antônio Leal, a importância do festival se encontra, também, no fato de que muitos desses filmes terem dificuldades de serem exibidos. Para ele, os filmes poderão permite que os países possam saber como que eles mesmos lidam com suas histórias.

“O festival consegue levar esses filmes para as cidades, já que a exibição deles é muito difícil. Com a turnê durante a Copa, queremos oferecer a população local e aos turistas, a oportunidade de contato com uma fotografia muito rara.

Preparamos uma mostra composta por dez curtas, e ali teremos um grande mosaico de filmes sobre futebol. Queremos que as pessoas tenham contato com esses filmes, nos quais terão observação ampla de como esses países lidam com suas histórias.

O festival surgiu para abrir uma janela de visibilidade e promoção de uma fotografia que estava completamente esquecida e sem espaço no Brasil. Uma frase muito usada por nós é que até a criação do CINEfoot, em 2010,o país do futebol não tinha um festival de cinema de futebol. A cada ano cresce o número de filmes da mostra, comentou Antônio Leal.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: