FESTIVAL LATINIDADE

 Griôs da Diáspora Negra, o maior festival de mulheres negras da América Latina. Na foto, a ecritora de Moçambique, Paulina Chiziane (Valter Campanato/Agência Brasil)

Começou ontem, dia 23, em Brasília, e vai até segunda-feira, dia 28, o Festival Latinidade, que nessa edição de 2014, traz como tema principal as características da diáspora da literatura negra no século XV saída da África para a América Latina e Caribe. O festival congrega mulheres negras escritoras dos dois territórios onde foi difundida a cultura negra.

Na abertura do festival a escritora costa-riquenha Shirley Campbell expos sobre a arte africana e sua diferença com a arte da diáspora e as raízes que as unem. Para ela, as artes por terem funções sociais os artistas têm a obrigação de conceder vozes às artes que ainda não têm. Campbell disse que a forte união entre as negras da África, América Latina e Caribe encontra-se caracterizada na memória de seus antepassados e a defesa do conhecimento e das crenças tradicionais.

“A arte africana é muito ligada a manifestação sobre descrições do cotidiano. A da diáspora, por outro lado, fala sobre a interação da arte negra com outras comunidades. Os artistas da diáspora negra interpretam o sentir comum e o expressam com suas habilidades individuais”, disse Campbell.

O movimento das mulheres negras mostra que suas identidades falam por suas próprias bocas, observou a escritora Nina Silva, uma das participantes.

“O movimento de mulheres negras faz que as suas identidades sejam faladas por suas próprias bocas e não pelas de outros. Há uma sintonia entre as vozes, pois há raízes profundas, mantidas por espiritualidade, memória e genética. Somos uma grande rede e nos retroalimentamos por meio de conhecimento, experiências e dizeres”, observou Nina Silva.

O festival será composto por debates, exposições, projeções de filmes sobre os temas e show musical. No dia 25, sexta-feira, será executado um sarau na parte externa do Museu Nacional. Já, no sábado, dia26, a partir das 19h serão realizados shows.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: