COORDENADORA DO FESTIVAL LATINIDADE: GRIÔS DA DIÁSPORA NEGRA AVALIA O EVENTO E DIZ QUE O PRÓXIMO SERÁ, CINEMA NEGRO

924795-festival%20latinidades_vac9652

Com o fim do Festival Latinidade: Griôs da Diáspora Negra, realizado do dia 23 ao dia 28, ontem, em Brasília, a coordenadora do evento, Jaqueline Fernandes, fez uma avaliação sobre sua realização e já adiantou qual será o tema do festival de 2015: Cinema Negro. Ela também tratou da importância de Brasília sediar o festival. Para ela, Brasília, é um lugar de grande expressividade da cultura negra.924793-festival%20latinidades_vac9633

“Queremos discutir o papel da mulher negra nessa cadeia cinematográfica, o seu protagonismo na produção e também como atriz. Na África, por exemplo, as pessoas não conhecem a vasta produção da Nigéria, em obras que se espalham pelo mundo.

Queremos formar cineclubes que possam sair do Plano Piloto, assim como estamos hoje em uma casa de santo na periferia.

Não tem no imaginário a presença de negros em Brasília – as pessoas pensam que são minoria, quando na verdade uma pesquisa do Codeplan, iz que a população negra do Distrito Federal é mais que 50% do total. A pesquisa fala também onde essa população está presente: nas periferias e nas paradas de ônibus do Plano Piloto.

Tem pessoas do mundo todo vindo para Brasília discutir igualdade racial e de gênero, debater políticas públicas. É esse o espaço de protagonismo da mulher negra, aqui é a capital e que espera-se que ela seja um espelho para o país.

Tivemos ali gente discutindo sobre os griôs da diáspora e pontuando diversos saberes. Lançamos um olhar sobre o que é mesmo um griô, essas mulheres incríveis, que têm conhecimento em várias áreas, com práticas em diferentes momentos, oficina de capoeira, trabalho de benzedeiras, encontro de saberes dentro da academia, da cultura popular e do samba, por exemplo”, avaliou Jaqueline Fernandes.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: