I MOSTRA CULTURAL AGOSTO INDÍGENA CONTA COM A PRESENÇA DA CANTORA E COMPOSITORA MARLUI MIRANDA

Até o dia 22 de agosto no Centro Cultural São Paulo (CCSP) e nos Centros Educacionais Unificados (CEUs), estará sendo exibida a I Mostra Cultural Agosto Indígena que contará com 34 filmes dirigidos pelos próprios indígenas. A mostra é uma realização dos Pontos de Cultura Indígena (PCI), que foi criado há quatro anos, em parceria com a Rede Povos da Floresta, Vídeo nas Aldeias, Associação de Cultura e Meio Ambiente, Funai e o Ministério da Cultura. Os filmes são expressões da realidade da vida dos índios. Foram filmados na língua indígena com legenda em português e tratam da língua indígena, lendas, tradições, rituais sagrados, medicina, cura, danças, caça e pesca. Mas alguns filmes narram as lutas que o povo indígena enfrenta contra os grileiros invasores que tentam tomar-lhes as terras, como fazem os latifundiários.41c71d0d-3510-4bd4-8bfa-edf04f2d9c8d

O evento que tem como promotora a Prefeita de São Paulo, gestão Fernando Haddad, do Partido dos Trabalhadores, conta com espetáculos de danças, oficinas de artesanatos, língua guarani, seminários e exposições fotográficas. E também contará com a presença da talentosa pesquisadora da cultura indígena cantora e compositora Marluí Miranda. Ela é uma lenda da pesquisa musical da cultura indígena, é uma das mais respeitadas música-antropóloga de todo o mundo.

Entre as películas a serem exibidas encontram-se As Palavras de Minha Avó, de Vakunú  Shãwãdawa Txanda Shãwãdawa. O tema narra a memória da Avó de Vakunú, contando lendas, as danças, a preparação de comida. Ela é a última falante da etnia Shãwãdama. Outra película exibe é Ayani Por Ayani, de Ayani Huni Kui. Narra a vida da avó ligada as tradições e ela ensinando as crianças a pintarem com urucum. O filme é criação do povo Huni Kui do Ponto de Cultura Indígena Beya Xinã Bena, da Aldeia de São Joaquim, no estado do Acre.

É uma mostra que deve ser assistida com atenção e participação, pois se trata de uma do mais forte espírito antropológico brasileiro. Vamos nessa, manos! É grátis!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: