ESTREIA O CINEMA A “FILHA DISTANTE” DO CINEGRAFISTA ARGENTINO CARLOS SORÍN

O cinema do cinegrafista argentino Carlos Sórín, se expressa a partir de uma “informação imprescindível” que leva o espectador, através de sua própria vivência de mundo, ir construindo a obra artística cinematográfica. Foi assim que ele realizou os seus dois cinemas Histórias Mínimas, realizado em 2002, e O Cachorro, de 2004.

Sua estética-cinematográfica encontra-se muito distante da ditadura do filme que é apresentada pelo mercado comercial, principalmente o hollywoodiano. Não há nela elementos recorrentes da sedação dos sentidos e obliteração da cognição. A simplicidade cinematográfica vai se desenrolando como sensibilidade convidativa. E não captativa.

O enredo que enreda o espectador é familiar. Interpretado pelo sensível ator Alejandro Awada, o personagem Marco, que trabalha como vendedor e é alcoólatra em reabilitação, tem uma filha que ele não sabe onde mora. Um dia, saindo de Buenos Aires, resolve fazer turismo na Patagônia. É então que munido do antigo endereço de sua filha, interpretada pela expressiva Victoria Almeida, que não a ver a mais de 20, resolve visitá-la. Quando a encontra é tomado de profunda emoção, ao vê-la cassada e com um filho bebê. Ele pensa em mudar sua existência e ser aceito pela filha.

Simples, mas o que as encenas encadeiam de afetos comprometedores e suaves, transcendem a objetividade dos sentimentos cristalizados.

“Eu gosto de dar apenas a informação imprescindível para que o espectador siga o filme em sua cabeça, em função de sua sensibilidade, de sua experiência pessoal. E construa seu próprio filme. Eu gosto das estruturas que não hostilizam o público, que não lhe dão tudo mastigado”, disse o cinegrafista.

Veja o trailer e, se puder, assista todo o longa-metragem.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: