EXPOSIÇÃO ESBOÇOS, DE GUILHERME DE ALMEIDA

Guilherme de Almeida Esboço

A Casa Guilherme de Almeida, na zona oeste paulista, estará apresentando até o dia 12 de outubro, a Exposição Esboços, o poeta-desenhista que criou a capa do livro do autor da obra, Mário de Andrade, Pauliceia Desvairada, Guilherme de Almeida. Ele também criou alguns designers fotográficos da revista Klaxon, mensageira das ideias que expressavam o Movimento Modernista.

A exposição conta com desenhos, esboços e caricaturas do artista e de outros amigos que também desenharam caricaturas suas. Como Aldemir Martins, Ferrignac e J. O. Campos. Entre os esboços expostos encontram-se  uma autocaricatura e o perfil de sua companheira, Baby de Almeida, e registros de cenas do cotidiano.

“Era uma espécie de designer e cultivava, como amador, o desenho. Era algo cotidiano de fazer desenhos simples, esboços em papeis que estavam na mesa dele. Também se liga a própria poesia dele, que muitas vezes se voltava ao cotidiano.Guilherme de Almeida

Ele é autor de haikais. Um olhar que ele tinha em relação ao mundo e que tem correspondência com a própria obra poética.

Aproveitamos a oportunidade para reunirmos caricaturas dele feitas  por outros artistas ao longo do tempo”, observou Marcelo Tápia, diretor do museu responsável pela obras de Guilherme de Almeida.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: