O CARIMBÓ AGORA É PATRIMÔNIO IMATERIAL DO BRASIL. VIVA O PARÁ!

Carimbó (Gustavo Serrate/Ministério da Cultura)

O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural em votação unânime reconheceu o Carimbó, dança de origem indígena do Pará, como patrimônio imaterial do Brasil. Uma festa para os mestres Pinduca, Mestre Manoel e Verequete personagens imortais do carimbó. Eles representam, junto com o povo paraense e de outras localidades, memórias vivas de defesa da música e dança carimbo.

Para Jurema Machado, presidenta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o reconhecimento vai ampliar a visão pública sobre o carimbo.

“Significa o reconhecimento de uma tradição e prática cultural. E o Estado, junto com os detentores desta prática, é agora um parceiro na manutenção, na salvaguarda e na vitalidade desse bem”, disse jurema.

Durante a votação, a ministra da Cultura, Martha Suplicy, encontrava-se em Belém participando de uma festa expressando a música e a dança do carimbo, e acompanhou o reconhecimento por videoconferência e depois fez seu comentário.

“Quando se tem uma expressão cultural deste porte, e não há chancela do Estado, ela tende a desaparecer ao longo dos anos”, comentou a ministra.

Para o Mestre Manoel, do Grupo Uirapuru, de Marapanim, o reconhecimento vai possibilitar a elaboração de novas políticas públicas e mais apoio cultural.

“Foi uma luta de nove anos, uma luta sólida. Esta cultura vem de muitos anos, de nossos antepassados, de nossos irmãos índios. Herdamos a terra e temos que levar à frente essa manifestação, repassando para nossos filhos e netos, e para isso temos que trabalhar com políticas públicas”, observou Mestre Manoel.

Da nossa parte só temos que parabenizar o povo paraense e seus artistas do carimbó. Viva o carimbó!

VEJA E ESCUTE O DOCUMENTÁRIO “CHAMA VEREQUETE 1 E 2”

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: