LANÇAMENTO DO “CD ELE VIVE”, COM TAIGUARA

Taiguara

Dos três cantores e compositores mais perseguidos pela ditadura civil-militar que dominou o Brasil entre os anos de 1964 e 1985, Taiguara foi um deles. Os dois foram Chico Buarque e Gonzaguinha. Mesmo assim, Taiguara jamais deixou de exercer sua arte musical que vai do romantismo às músicas engajadas.

“Eu quero sim, eu quero coisas novas”, era a meta do cantor de aproximação paraguaia. O seu primeiro disco, ainda na década de 60, que é uma maravilhosa mostra da MPB, já trazia o corpo móvel de seu engajamento na vida. Mas foi com Modinha, de Sérgio Betencourt, e Helena, Helena, Helena, de Alberto Land, que ele passou a ser visibilizado.

Na década de 70, lançou obras que ganharam as paradas com deslumbramento. Obras como Universo em Teu Corpo, Hoje e Teu Sonho Não Acabou. Mas Taiguara não era apenas um cantor-compositor, ele também militava como carnavalesco e político, que mostrou sua identificação com o Partido Comunista Brasileiro. Um exemplo é sua música, Cavaleiro da Esperança, composta para o líder Luiz Carlos Prestes, do histórico PCBão, que o reacionário Roberto Freire tentou transformar em PPS, e não conseguiu. Apesar de acreditar que conseguiu.

Como um fervoroso artista combatente, Taiguara, em 1976, gravou o disco Imyra, Tayra, Ipy, que estando com o show de lançamento marcado para ser realizado na região das Missões, no Rio Grande do Sul, foi totalmente censurado, assim como o show. No LP Imyra, Taiguara, conta com as participações de músicos talentosíssimos como, Wagner Tiso, Nivaldo Ornelas, Hermeto Pascoal, Paulo Braga, Toninho Horta, Novelli e Jacques Marelembaun. Um trabalho riquíssimo com sonoridades brasileira, africanas, ibéricas, indígenas.

Taiguara Chalar da Silva, nasceu em outubro de 1946, e morreu em 1996. Por isso, o livro sobre o músico da jornalista Janes Rocha ser chamado “Os Outubros de Taiguara”. Razão, também, do lançamento do “CD Ele Vive” ser ocorrer no mês de outubro.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: