O CINEMA DE LAURO ESCOREL, “LIBERTÁRIOS”, QUE TRATA DO MOVIMENTO OPERÁRIO É LANÇADO EM DVD

O filme de Lauro Escorel, que foi lançado em 1977, mostra o surgimento da classe operária urbana, o chamado proletariado urbano. Escorel mostra a luta dos trabalhadores por seus direitos trabalhistas diante de uma classe patronal avessa a diálogo com os trabalhadores.

Libertários é uma obra que trata de militância trabalhista, por isso é considerado um manifesto trabalhista que mostra a exploração do trabalhador que executa uma jornada de trabalho de 16, e ainda exibe a exploração de crianças e mulheres como mão de obra usada explicitamente para o lucro.

Há também na obra cinematográfica o elemento pedagógico para melhor auxiliar o público em seu entendimento. Para isso o diretor escolheu a técnica da narração.

 

“Os primeiros anos do século assistem à urbanização da velha burguesia rural e ao surgimento da burguesia financeira industrial, a expansão e diversificação das classes medias e ao surgimento de uma classe até então desconhecida: proletariado urbano.

A jornada de trabalho era em média 16 horas, sendo muito grande o número de mulheres e crianças entre o operariado. As crianças trabalhavam 11 horas por dia e eram constantes os maus tratos pelos erros cometidos.

Os salários erma baixíssimos, flutuando conforme a necessidade do empregador, não existindo o salário mínimo. Carne, pão e legumes eram artigos de luxo para os trabalhadores que tinham sua dieta básica constituída de farinha de mandioca, feijão, arroz, carne seca e café. É assim que o trabalhador, desprotegido nos acidentes de trabalho e na velhice, começa a sentir necessidade de agrupar-se”, narra o locutor.

A necessidade que trabalhador começa a sentir em agrupa-se não é nada mais do os primeiros embriões do que virá a ser o sindicalismo que na Europa e nos Estados Unidos já eram fortes.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: