11ª EDIÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO (DIA)

No ano de 1892, em Paris, Émile Reynaud, realizou a primeira exibição de imagens animadas em público. A partir desse momento, 51 países realizam simultaneamente exibições de animação. Por essa realidade o Dia Internacional da Animação (DIA) é considerado a maior mostra do mundo.

Serão exibidos 30 curtas-metragens em 240 cidades brasileiras, inclusive em cidades que não têm salas de projeção. O DIA que patrocinado pela Petrobrás, apresentará animações nacionais e estrangeiras, sendo que nove para o público infantil. As animações brasileiras trazem as marcas dos criadores contemporâneos.

Todavia, uma relíquia será exibida com grande interesse. Trata-se do filme de Luiz Seel, Frivolitá, de 1930. É um curta de três minutos de duração que conta a história de uma jovem que tenta dormir, mas é perturbada por um gramofone, um despertador e uma turma de gatos.

Para Marcelo Marão, um dos idealizadores da mostra, o objetivo é contribuir para a formação de um público. Para ele, houve um grande crescimento nas produções nacionais em virtude da lei do audiovisual.

“Nossos principais objetivos são a formação de plateia, apresentar um cenário geral da produção aqui e no mundo e estimular que mais fomentos e animadores apareçam ao longo do tempo”, disse Marão.

Ele também falou sobre a importância do curta Frivolitá que estava perdido.

“O filme esteve perdido por mais de 70 anos, e foi restaurado no ano passado. Será a primeira exibição pública do curta, após décadas desaparecido”, observou Marão.

Segundo ele, o panorama no Brasil de hoje, para a produção exibição de filme de animação está mais favorável.

“Um dos fatores mais fundamentais para o crescimento veio com a lei do audiovisual, que obrigou os canais estrangeiros a comprar um número de produções nacionais, incluindo animações. Isso é bom para quem produz, bom para o mercado e bom para quem vê”, concluiu Marão.

Para conhecer a programação completa em todo o Brasil acesse o site www.diadanimação.com.br.  

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: