MUSICAL ANDRÉ REBOUÇAS, O ENGENHEIRO NEGRO DA LIBERDADE

359_g

Até o dia 29 de novembro, como evento artístico da comemoração do Dia da Consciência Negra, a organização não governamental Ação da Cidadania idealizou, criou e produziu o espetáculo musical André Rebouças, O Engenheiro Negro da Liberdade cujo enredo conta a história do primeiro engenheiro negro do Brasil e que viveu entre os anos de 1838 e 1898.

Como engenheiro, André Rebouças, foi o primeiro engenheiro a usar tecnologias modernas para construção de rodovias, ferrovias, portos assim como resolveu o problema da água no Rio de Janeiro. (coisa que hoje, o governador de São Paulo Alckmin, não seguiu solucionar). Ele foi um líder ativista abolicionista que defendeu a reforma agrária e a educação dos libertos. Sua ideia política sobre a causa negra era: “Não basta abolir a escravidão. É preciso abolir a miséria”. Um pensamento atualíssimo.

Ele era monarquista e amigo de D. Pedro II. Quando o monarca português partiu com a família real, Rebouças foi com ele para o exílio e nunca mais voltou. 

Com texto e dramaturgia de José Miguel da Trindade e André Luiz Câmara, direção musical de Caio César, com musicas de Chiquinha Gonzaga, Verdi, Carlos Gomes, ritmos africanos, coreografia de Rosa Magalhães, iluminação Aurélio de Simoni e um elenco de treze atores e acântores, o espetáculo se apresenta em galpão centenário na zona portuária que fora projetado por André Rebouças, no Rio de Janeiro.

“O espetáculo mostra Rebouças falando com Rebouças, por meio do diário, das cartas que ele trocava com os amigos, como Visconde de Taunay e Joaquim Nabuco. Rebouças não era um guerreiro como Zumbi dos Palmares ou o marinheiro João Cândido. Era uma intelectual, um mecenas, que vinha de uma elite, e defendeu ideias revolucionárias para a época, sobre o fim da escravidão. O espetáculo mostra isso e a mágoa que ficou nele com o isolamento nos últimos anos de vida”, narrou José Miguel da Trindade.

 Vai lá, mano e mana! O preço? Orar, ora, ora! Grátis!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: