CAPOEIRA DE RODA PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE

dsc01915

O Comitê Intergovenamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural e Imaterial da Unesco, se reunirá, em Paris, nessa semana para reconhecer a Capoeira de Roda como Patrimônio Cultural da Humanidade. Com o reconhecimento a Capoeira de Roda toma posição ao lado do Cristo Redentor como Patrimônio Cultural da Humanidade.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) apresentou um dossiê de candidatura de 25 páginas, onde são apresentadas uma séria de ações para propagar e salvaguardar a Capoeira de Roda, com um orçamento de mais de R$ 2 milhões que também será usado para a produção de encontros e catálogos.

O documento ainda apresenta fundamentos que mostram que a capoeira tem o papel de combater o racismo e a discriminação. Na parte histórica do documento ele mostra a perseguição que a capoeira sofreu no Brasil sendo considerado crime pelos colonizadores e brasileiros submissos a política imperial.

“A roda funciona como uma afirmação de respeito mútuo entre comunidades, grupos e indivíduos e promove a integração social e da memória da resistência à opressão histórica”, diz parte do documento.

“A capoeira é uma manifestação cultural de muitas dimensões. É ao mesmo tempo luta, dança e jongo, tão ligada à nossa história, à nossa sociedade, que é um pouco do que é o povo brasileiro”, afirmou Célia Corsino, diretora do Departamento do Patrimônio Imaterial do Iphan.

Para o mestre Paulinho Salmon, professore de capoeira há mais de 50 anos, a capoeira se confunde com a história do Brasil.

“A capoeira não é só um jogo, a capoeira é muito mais do que isso, a história da capoeira se confunde com a própria história do país, já foi utilizada até em guerra como a do Paraguai”, disse o mestre.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: