“CASTANHA”, O LONGA-METRAGEM DE DAVI PRETTO SOBRE JOÃO CARLOS CASTANHA

f3ed840c-7f69-409c-84c7-7d2cd0fc2cf7

O filme, Castanha estreou no Fórum do Festival de Cinema de Berlim, caracterizado como o local onde os autores são os personagens principais. É uma obra que mostra a fundamentação da existência de 30 como do artista, porque trata-se da cinebiografia de João Carlos Castanha, o ator e diretor de teatro underground que se exibe nas boates-masculinas de Porto Alegre. 

Mas há um sinal também singular no longa-metragem. João Carlos Castanha, de 52, anos, contracena com sua própria mãe Celina Castanha, de 72 anos. E mais, como não podia ser o contrário, já que é a apresentação da cinebiografia de João Carlos Castanha, ela faz seu mesmo papel: mãe do ator e diretor.

Todavia, o filme não surge como um fiel reflexo da realidade que é a existência do ator e diretor de teatro. O filme remete o espectador a um entendimento, ou desconfiança, que se trata de ficção. É compreensível: a existência de João Carlos Castanha é muito rica e cheia de cenas que parecem surgir de um mundo ficcional. É lógico que cinematograficamente, tem momentos em que o próprio Castanha se confunde com Castanha, o filme. Um trabalho perceptivo e cognitivo que fica na responsabilidade do público.

A mãe se apresenta como uma personagem envolvida com a preocupação com o filho. Ao mesmo tempo, que também se preocupa com o filho de uma irmã que é viciado em crack. João mostra sua relação com as lembranças dos amigos que morreram acometido pela aids. Mostra também sua preocupação consigo mesmo e tendo que sobreviver com a arte.

Veja o trailer e depois procure assistir o longa que você, certamente, terá uma longa satisfação. 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: