COMEÇOU A MOSTRA “MARCAS DA MEMÓRIA”

e217d7d4-8ca5-4ba8-bf99-3f9babf69153

As cidades de Porto Alegre, Salvador, Brasília, Rio de Janeiro e Curitiba são as que exibirão as mostra de cinema Marcas da Memória. São produções que carregam o tema das ditaduras e violências praticadas contra a população da América Latina.

Com o objetivo de resgatar a memória do que ocorreu no continente latino-americano quando da predominância das sanguinolentas ditaduras militares, apresentando fatos até então desconhecidos, a mostra Marcas da Memória apresenta três películas exibindo o terror dominante na época.

A mostra está sendo possível porque houve uma forte parceria entre a Associação Brasileira de Anistiados Políticos, Comissão de Anistia do Ministério da Justiça e o Instituto Cultural em Movimento (Icem). A mostra vai até do dia 26 com entrada franca na segunda-feira (ontem), terça e quarta.

As películas exibidas são produções argentina e brasileira. Por parte da Argentina 500 – Os Bebês Roubados Pela Ditadura Argentina, documentário de Alexandre Valenti com coprodução de Luciana Boal Marinho e Alberto Graça. O tema é referente a luta das Avós da Praça de Maio que encetaram a busca por seus netos sequestrados pelos militares.

Narrando as perseguições, prisões, torturas, e assassinatos de presos políticos, fatos contados pelos presos que escaparam e mostrados em reportagens, o cinegrafista Sílvio Tendler apresenta o seu longa Militares da Democracia. O filme também mostra uma parte da história da ditadura no Brasil que poucos conheciam: a posição de alguns militares que se colocaram contra os militares que impuseram a ditaduras. Os militares que se opuseram a ditadura foram perseguidos pelos que praticavam o regime de arbítrio.

Para fechar a mostra na quarta-feira, será exibido o documentário de Luiz Fernando Lobo, Eu Me Lembro. O tema são os cinco anos da Caravana da Anistia que se dedica a reparação, a memoria, a verdade e a justiça dos perseguidos pelo regime militar.  

Veja o trailer do filme 500 – Os Bebês Roubados Pela Ditadura Argentina.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: