TV BRASIL, A ÚNICA EMISSORA DE TELEVISÃO COM PROGRAMAÇÃO ÉTICA, GANHA PRÊMIO

pajeu

A TV Brasil é uma emissora de televisão que os telespectadores da TV Globo e congêneres fogem dela como um capitalista foge da impossibilidade do lucro máximo, porque estes telespectadores são grandemente masoquistas em consequência de suas baixas autoestimas afetivas e cognitivas. Por isso, cultuam a perversão da programação dessas redes comerciais abertas e fechadas.

Já a TV Brasil, além de apresentar uma rede de programação quase que totalmente brasileira, tem um compromisso humano com os afetos e as cognições de seus espectadores movidos pelo princípio ético. Seus programas mostram o quanto essa televisão-pública respeita os sentidos e as inteligências deles. Sejam programas musicais, reportagens ou jornais todos seguem os princípios do desenvolvimento humano.

Embora seja uma emissora de TV engajada nesses princípios e não trabalhe objetivando recompensa, a não ser satisfazer seu público, entretanto ocorre de uma instituição resolver premiá-la pela importância e qualidade de sua produção. Foi o que ocorreu com a reportagem Terra da Poesia, do programa Caminhos da Reportagem que recebeu o prêmio na categoria Reportagem Cultural do Prêmio Imprensa Embratel/Claro. Um prêmio saído das 1.555 reportagens selecionadas entre todas as categorias.

A reportagem Terra da Poesia foi uma criação da repórter Carina Dourado que junto com equipe do programa Caminhos da Reportagem foi até o Vale do Pajeú, no sertão de Pernambuco, onde predomina a riqueza poética da região, apesar do sofrimento imposto pela seca. A equipe foi até em São José do Egito, local tido como a alma da poesia, onde os poetas se reúnem embaixo dos galhos de um umbu para recitar e cantar. Depois seguiu até Carnaíba, onde em cada esquina tem um maestro, porque a arte é criada por meio dos instrumentos musicais. .

“A ideia do programa justamente era tentar entender o porquê de aquela região ser um lugar de tanta valorização da poesia, que parece perder espaço na cultura brasileira. Lá é o contrário. A tradição tem mais de um século. É ensinada na escola, os homens têm prazer de fazer poesia. E não é qualquer poesia, é uma poesia com métrica, com rima.

É difícil explicar o motivo dessa permanência, mas a gente chegou à conclusão de que se trata da valorização de algo regional. De algo que é deles. Está relacionada ao fato de assumir aquela identidade e valorizar a própria cultura”, analisou Carina Dourado.

Participantes da equipe que foi premiada.

Marieta Cazarré e Paulo Eduardo Barbosa: Editores de textos.

Fábio Lima: Edição de imagens e finalização.

Débora Brito e Beatriz Abreu: Produção.

Osvaldo Alves: Repórter cinematográfico.

Lion Arthur: Auxiliar técnico.

Dinho Rodrigues, Antônio Trindade e Carlos Almeida Aguiar: Arte. 

No mundo tecnológico da comunicação de massa, o controle remoto da televisão é o signo-linguístico mais democrático, porque mostra que o telespectador pode exercer seu direito de opinião. Faça uso do controle-remoto. Evite a alienação imposta pela TV Globo e congêneres.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: