EXPOSIÇÃO “SÃO PAULO: DENTRO E FORA”

tumblr_neudmzehj11tdzokwo1_500

Começa dia 6, na Caixa Cultural de São Paulo, e vai até dia 1° de março a exposição de fotografias São Paulo: Dentro e Fora. A exposição é resultado de duas décadas de trabalho do artista Paulo Pampolin, reduzida em 31 fotografias e instalações.

AS fotografias mostram a realidade da moradia precária no estado em que 30% dos moradores estão confinados em favelas, cortiços ou habitações coletivas. Entretanto, a exposição não tem como objetivo só a discussão social e política, mas também o elemento poético da fotografia.

A exposição será dividida em duas partes interativas. Um hall central com 30 imagens concebidas pelo artista em monóculos. A segunda parte é uma parede que será ocupada pelos visitantes como intervenção inicial polaroides realizadas por adolescentes. Os visitantes poderão escrever na parede mensagens e suas opiniões. Haverá mesa-redonda, oficinas e debates.tumblr_neudk4xnp11tdzokwo2_r1_500

“A exposição discute a questão da moradia em São Paulo, a cidade com o maior déficit habitacional no Brasil. Convivemos com isso no dia a dia. Observamos pessoas morando nas ruas e milhares de habitações coletivas espelhadas pelo centro. Além disso, recentemente ocorreu um boom imobiliário, elevando os preços dos aluguéis e dos imóveis. Tudo isso influenciou nossa relação com a moradia. Essa pessoal ocupa apenas 10% do território. É uma questão alarmante.

Entretanto, a questão da moradia saltou nas imagens dele. Há imagens de um prédio tiradas à noite, com várias janelas mostrando a diversidade da relação humana com o lar e como cada pessoa decora sua casa.

O problema tem um lato muito poético. Quem mora nas ruas também pinta paredes ou coloca um quadro para demonstra que ali é sua casa. É uma situação afetiva que temos com São Paulo. Cada um acaba criando relação afetiva com o lugar que escolheu para morar.

Os monóculos cairão do teto e as pessoas poderão ver algumas outras imagens além das que estão impressas na parede. Sobre o recorte da foto de Paulo Pampolin temos um projeto educativo do fotógrafo Luciano Spinelli, que é um workshop com crianças e adolescentes que moram no Cine Marrocos. São fotos vivenciais que dialogarão com as fotos de Paulo”, observou Lucila Mantovani, uma das curadoras junto com Lúcia Camargo.   

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: