“DESCALÇO SOBRE A TERRA VERMELHA”, FILME DE ORIEL FERRER SOBRE A VIDA DE DOM PEDRO CASALDÁLIGA, TEM PRÉ-LANÇAMENTO

939110-pre-estreia1

Descalço Sobre a Terra Vermelha, filme do cinegrafista catalão Oriel Ferrer baseado na obra de Francesc Escribano que conta a história do engajado religioso dom Pedro Casaldáliga, bispo emérito da Prelazia de São Felix do Araguaia, teve seu pré-lançamento no mesmo local onde vive o bispo e contou com a participação dos moradores do local.939097-_dsc4375 939098-_dsc4378 939099-pre-estreia_4380

O filme que uma produção da RV Brasil em parceria com duas empresas de televisão da Espanha, a TV espanhola TVE e a catalão TVC, será exibido na televisão pública brasileira nos dias 13, 20 e 27 de dezembro. O filme já ganhou os prêmios de melhor ator para Eduard Fernández que interpreta Casaldáliga, melhor trilha sonora original na 27ª edição do Festival Internacional de Programas Audiovisuais (Fipa) da França e no New York International TV & Film Wards.

Casaldáliga, junto com dom Tomás Balduíno, já falecido, é um religioso que destoa da maioria dos religiosos do mundo. E no Brasil ele representa um dos poucos que não acredita que a salvação do homem deva ser apenas uma salvação metafísica ou celestial. Para ele o homem, sendo um ser da terra, tem que primeiro ser feliz na terra. Nisso destoa da maioria dos religiosos da pregação de orações e rezas. A existência, para ele, não se resume ao interior arquitetônico da igreja, mas fora, no meio da população sofrida. Por essa posição, foi perseguido pelos militares durante a ditadura que se apossou do Brasil entre os anos de 1964 e 1985 e hoje é perseguido pelos grileiros, latifundiários que ambicionam os quilombolas e as terras dos índios.

Dom Pedro Casaldáliga que nasceu em 1928, em Balsareny, província catalã de Barcelona, e chegou no Brasil com 40 anos, foi criador do Conselho Indigenista Missionário CIMI), Comissão Pastoral da Terra (CPT), se dedicando a educação, saúde e proteção dos pobres da região. Egydio Schwade, um dos fundadores do CIMI, disse que o bispo estava muito engajado na luta pelos pobres do Mato Grosso.

“Dom Pedro Estava muito engajado na questão indígena em Mato Grosso, na região do Araguaia, e eu, no noroeste do estado. A gente logo se entrosou. Presença humilde, simples, escutando os indígenas”, disse Schwade.

 Antônio Canuto, secretário da CPT, disse que Casaldáliga precisou, para realizar sua missão, da ajuda de outros missionários.

“Ali faziam todo um trabalho de alfabetização de adultos, com as crianças também em termos de escolarização, o atendimento à saúde, a orientação para a saúde, e o padre fazia o trabalho pastoral.

Ele lançou a carta pastoral Uma Igreja da Amazônia em Conflito com o Latifúndio e a Marginalização Social, documento que marcou a igreja pela firmeza das falas e pelas denúncias dos casos de violação de direitos dos posseiros, dos índios e dos trabalhadores que vinham de fora como peões para as fazendas e eram tratados em regime de escravidão”, disse Canuto.

Para Vânia Costa Aguiar, coordenadora da Associação de Educação e Assistência Social Nossa Senhora da Assunção, falou sobre o carinho que o povo tem por Casaldáliga e sua dedicação aos pobres.939100-pre-estreia_4409 939102-pre-estreia_4304 939104-pre-estreia_4271 939096-pre-estreia_dsc4385

“Pedro é a figura que deu uma cara humanista para São Félix do Araguaia. Ele é pai, é protetor. É um ombro amigo a quem a população necessitada pode recorrer para falar e partilhar os problemas.

Eu percebo que ele nunca teve a intenção de resolver tudo sozinho. Sempre teve uma palavra amiga, uma palavra de conforto para quem o procura e sempre tenta buscar mais pessoas o envolvimento de mais gente para o encaminhamento dos problemas e das discussões das questões levadas a ele.

O legado do Pedro é justamente ensinar a gente a cuidar de pessoas. Esse tem sido seu trabalho, além dos apoios que recebemos como ensinar a ter esperança. O que me chama atenção em Pedro é sua força de vontade, a sua determinação em seguir adiante, com esperança”, observou Vânia.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: